Pecúlio: deputada Bia quer informações sobre pagamento do benefício na Prefeitura de Goiânia

Atendendo ao clamor de servidores do município de Goiânia, a deputada estadual Bia de Lima (PT) quer informações sobre a indenização a que o beneficiário tem direito, em caso de morte do funcionário estatutário que fez a adesão formal ao benefício no ato da posse. Conhecido como pecúlio, o auxílio é garantido pela Lei Nº 9.935/16 do Plano de Seguridade Social dos Servidores efetivos do Município de Goiânia.

A solicitação foi feita por meio de requerimento ao presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto, para o envio de expediente ao prefeito Rogério Cruz, ao presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia (GOIANIAPREV), Carlos Alberto Branco Antunes Júnior, e ao secretário municipal de Administração, Denes Pereira, requerendo informações sobre o pecúlio dos 690 processos mais antigos da fila para receber o benefício, de 2018.

Segundo a deputada Bia, “a demora no pagamento por parte da prefeitura pode gerar problemas financeiros às famílias que contam com esse direito, já que por vezes a morte do ente familiar pode significar a perda total da fonte de renda daquela família”.

Segundo a legislação, para que um ou mais beneficiários tenham direito ao recurso, o servidor efetivo da Prefeitura de Goiânia, sob o regime estatutário, precisa aderir ao pecúlio no ato de posse.  No documento, o trabalhador autoriza o desconto consignado da contribuição mensal na folha de pagamento e poderá designar os beneficiários. A lei diz que se o servidor não quiser se inscrever precisa se manifestar expressamente no ato da posse.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.