Ensino Médio: Bia de Lima quer esclarecimentos sobre fechamento de turmas noturnas em GO

Por meio de requerimentos, apresentados nesta terça-feira, 9, a deputada Bia de Lima (PT) solicitou esclarecimentos em relação ao fechamento de turmas noturnas da rede estadual de educação do Estado de Goiás. Os documentos são endereçados à Secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gaviolli, e ao Procurador-Geral de Justiça, Cyro Terra Peres.

Segundo Bia, não estão claros os motivos que fundamentaram a medida. De acordo com a parlamentar, a Constituição de 1988 estabelece a educação como direito fundamental e, como tal, deve ser assegurado a todos os brasileiros, sendo dever conjunto do Estado e da família, a ser promovido e incentivado com a colaboração da sociedade.

Conforme a deputada, que também é presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), foram várias as denúncias e reclamações, tanto de profissionais da categoria, como de pais e responsáveis por estudantes, sobre o fechamento de turmas no período noturno na rede estadual de educação.

“Muitos dos estudantes que frequentam o período noturno, ainda não têm idade suficiente para a Educação de Jovens e Adultos, e isso gera uma preocupação imensa, tanto para os pais, quanto para os próprios alunos, que ficam sem condições de estudar. Precisamos saber como está a real situação e o que levou a essa medida, no entanto, da forma como está sendo feito, não é aceitável”, afirma a deputada.

Por isso, no documento encaminhado ao Procurador-Geral de Justiça, a deputada requer a adoção das seguintes medidas: realização de um levantamento real das salas noturnas da rede estadual que foram fechadas; a apuração da quantidade de alunos afetados pela referida medida, bem como do risco de evasão destes; a avaliação da fragilidade do ensino apenas à distância; e, por fim, um levantamento dos alunos que não têm idade para o ingresso na modalidade de ensino voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A deputada Bia de Lima solicita, não só esclarecimentos sobre a referida medida, de forma a elucidar o fundamento para a adoção desta, bem como medidas providenciais e a previsão de reabertura e retomada das atividades.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.