Deputada Bia de Lima quer sustentabilidade e inclusão no “Goiás gera emprego e renda”

Conforme a propositura da parlamentar, a política mencionada deve ser norteada pelos princípios da sustentabilidade, inclusão social e inovação, buscando promover um desenvolvimento equitativo e duradouro para todas as regiões do estado.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira, 24, projeto que altera a Lei n° 21.021, de junho de 2021, que institui a política estadual “Goiás gera emprego e renda”.

Conforme a propositura da parlamentar, a política mencionada deve ser norteada pelos princípios da sustentabilidade, inclusão social e inovação, buscando promover um desenvolvimento equitativo e duradouro para todas as regiões do estado.

De acordo com o projeto, a alteração determina a promoção de ampla colaboração entre os poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e os municípios; incentivo ao mapeamento de oportunidades de negócio, especialmente, no interior do estado, com atenção às potencialidades de cada região; possibilitar incentivos e investimentos nas economias regionais, com ênfase em projetos que promovam a sustentabilidade ambiental e social, além de apoiar a descentralização da produção industrial e agroindustrial, promovendo a criação de pólos produtivos nas diferentes regiões, entre outras.

“As modificações propostas são fundamentais para fortalecer as iniciativas de desenvolvimento econômico e social no estado, garantindo que a política em questão seja efetiva e abranja as demandas emergentes da população goiana”, afirmou a deputada.

Segundo ela, a proposta reforça a importância de ampliar os critérios, procedimentos e mecanismos de monitoramento para a efetiva implementação da Política Estadual “Goiás Gera Emprego e Renda”, garantindo a participação da sociedade nas decisões relacionadas à implementação da política, garantindo transparência e inclusão.

Durante o dia, foram ofertados serviços gratuitos, especialmente nas áreas de cidadania e saúde, como consultas odontológicas, com clínico-geral e oftalmologista. Exames de mamografia, ultrassonografia, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e auriculoterapia, castração de pets, cursos profissionalisantes e atividades recreativas também devem atrair o público.

A obra, que teve início no mês de fevereiro, vai garantir melhores condições de trabalho para os servidores e mais eficiência na fiscalização ambiental.

Em seu discurso, a parlamentar criticou o silêncio sobre o tema por parte de parlamentares que bravateiam não haver crime organizado no estado. “O povo muitas vezes preocupa com o bandido pobre, favelado, que rouba um carro, assalta uma padaria... Mas quando mexe com os grandes, poderosos, que tem político no meio, aí é um silêncio, uma tentativa de abafar, ninguém fala nada”, argumentou.