Deputada Bia de Lima promoverá audiência pública sobre ampliação de acesso às creches e o desafio do financiamento em Goiás

“Será um momento muito importante de diálogo entre as instituições comprometidas com a infância, com representantes da sociedade de forma geral. É uma discussão sensível e fundamental para conseguirmos avançar nas questões da Educação Infantil e da Primeira Infância no nosso estado”, afirma a deputada.

Será realizada no próximo dia 20 de outubro, no auditório Francisco Gedda, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a audiência pública “Educação Infantil: ampliação de acesso às creches e o desafio do financiamento em Goiás”, que tem iniciativa da deputada estadual Bia de Lima (PT).

Segundo a parlamentar, o evento é uma oportunidade imperdível para o debate sobre o tema, por meio de uma construção coletiva, com a presença de educadores, gestores, responsáveis e toda a população.

“Será um momento muito importante de diálogo entre as instituições comprometidas com a infância, com representantes da sociedade de forma geral. É uma discussão sensível e fundamental para conseguirmos avançar nas questões da Educação Infantil e da Primeira Infância no nosso estado”, afirma a deputada.

Já confirmaram presença no encontro o Gaepe-GO, o Articule, Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Tribunal de Contas do Município de Goiânia (TCM), Ministério Público de Contas de Goiás (MPC-GO), Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Fórum Goiano de Educação Infantil, Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apmego), União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (Uncme-GO), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Goiás (Uncme) e ainda o vereador por Goiânia Professor Edward (PT).

A parlamentar convida a todos para articular a participação popular na audiência, bem como das instituições ligadas à educação e a infância.

Audiência pública
“Educação Infantil: ampliação de acesso às creches e o desafio do financiamento em Goiás”
Data: 20 de outubro (segunda-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório Francisco Gedda – Assembleia Legislativa de Goiás

“A paridade entre os professores contribui de forma essencial para a manutenção da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. No entanto, observa-se uma discrepância remuneratória que fere os princípios constitucionais da isonomia, valorização do magistério e da dignidade do trabalho”, afirma ela.

“A medida se justifica diante da morosidade que, há anos, tem caracterizado o trâmite desses processos gerando prejuízos significativos aos servidores públicos que dedicaram sua vida ao serviço estatal”, aponta a deputada.

Segundo a deputada, a proposta é inovadora e o fortalecimento da cadeia possibilitará a ampliação de oportunidades, fomentar a economia solidária, estimular a inovação em tecnologias e consolidar Goiás como referência em políticas públicas inclusivas, em consonância com a Constituição Federal, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015) e a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.