Agricultura: deputada Bia de Lima apresenta PL que institui incentivo ao plantio direto em GO

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta quinta-feira, 22, um projeto de lei que institui a Política Estadual de Incentivo ao Plantio direto em Goiás. A proposta tem o objetivo de promover a adoção e expansão do plantio direto como prática agrícola sustentável e eficiente.

A política tem como princípios norteadores: a conservação do solo e dos recursos hídricos; melhoria da produtividade agrícola; redução dos custos de produção; mitigação das mudanças climáticas e a promoção da capacitação técnica e assistência aos agricultores.

Conforme a proposta, para que a política seja estabelecida o estado deve também oferecer linhas de crédito especiais, com juros subsidiados, para aquisição de equipamentos e insumos necessários ao plantio direto; implementação de programas de capacitação técnica e assistência aos agricultores; criação de um fundo de incentivo ao plantio direto, destinado a fornecer recursos financeiros para projetos e iniciativas que promovam a adoção do plantio direto; estímulo à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao tema, além da realização de campanhas de conscientização e divulgação sobre os benefícios do plantio direto.

Segundo Bia de Lima, o plantio direto é uma prática agrícola sustentável comprovadamente eficiente para a conservação do solo, a melhoria da produtividade e para a redução de custos de produção.

“A adoção do plantio direto em larga escala trará benefícios econômicos, sociais e ambientais para o Estado de Goiás. O PL visa estabelecer uma política estadual que proporcione os instrumentos necessários para que os agricultores possam adotar e expandir essa prática em suas propriedades, o que é fundamental para promover a preservação do meio ambiente e garantir a sustentabilidade do setor agrícola”, aponta a deputada.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.