Agricultura: deputada Bia de Lima apresenta PL que institui incentivo ao plantio direto em GO

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta quinta-feira, 22, um projeto de lei que institui a Política Estadual de Incentivo ao Plantio direto em Goiás. A proposta tem o objetivo de promover a adoção e expansão do plantio direto como prática agrícola sustentável e eficiente.

A política tem como princípios norteadores: a conservação do solo e dos recursos hídricos; melhoria da produtividade agrícola; redução dos custos de produção; mitigação das mudanças climáticas e a promoção da capacitação técnica e assistência aos agricultores.

Conforme a proposta, para que a política seja estabelecida o estado deve também oferecer linhas de crédito especiais, com juros subsidiados, para aquisição de equipamentos e insumos necessários ao plantio direto; implementação de programas de capacitação técnica e assistência aos agricultores; criação de um fundo de incentivo ao plantio direto, destinado a fornecer recursos financeiros para projetos e iniciativas que promovam a adoção do plantio direto; estímulo à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao tema, além da realização de campanhas de conscientização e divulgação sobre os benefícios do plantio direto.

Segundo Bia de Lima, o plantio direto é uma prática agrícola sustentável comprovadamente eficiente para a conservação do solo, a melhoria da produtividade e para a redução de custos de produção.

“A adoção do plantio direto em larga escala trará benefícios econômicos, sociais e ambientais para o Estado de Goiás. O PL visa estabelecer uma política estadual que proporcione os instrumentos necessários para que os agricultores possam adotar e expandir essa prática em suas propriedades, o que é fundamental para promover a preservação do meio ambiente e garantir a sustentabilidade do setor agrícola”, aponta a deputada.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.