Bia de Lima quer implementar a Semana de Educação Financeira e Prevenção de Fraudes em Goiás

O objetivo da proposta é promover a educação financeira da população, em especial de crianças, adolescentes e idosos; difundir informações sobre prevenção de golpes e fraudes digitais, como clonagem de aplicativos de mensagens, links falsos, phishing e transferências indevidas via PIX; divulgar os mecanismos de proteção ao consumidor, incluindo o Mecanismo Especial de Devolução (MED), canais oficiais de denúncia e bloqueio de valores e ainda estimular a cultura da prevenção do consumo consciente e do uso seguro das ferramentas digitais.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira, 19, projeto de lei que institui a Semana Estadual de Educação e Prevenção a Fraudes Digitais, que, se aprovada, será realizada anualmente na segunda semana do mês de maio, em consonância com a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e com políticas públicas estaduais de proteção ao consumidor.

O objetivo da proposta é promover a educação financeira da população, em especial de crianças, adolescentes e idosos; difundir informações sobre prevenção de golpes e fraudes digitais, como clonagem de aplicativos de mensagens, links falsos, phishing e transferências indevidas via PIX; divulgar os mecanismos de proteção ao consumidor, incluindo o Mecanismo Especial de Devolução (MED), canais oficiais de denúncia e bloqueio de valores e ainda estimular a cultura da prevenção do consumo consciente e do uso seguro das ferramentas digitais.

“O avanço tecnológico trouxe conveniência e agilidade as transações financeiras, especialmente por meio do PIX e de aplicativos de mensagens, mas também ampliou o espaço para a ação de criminosos que se aproveitam da vulnerabilidade digital de cidadãos. Idosos, trabalhadores e jovem têm sido especialmente afetados por golpes que resultam em prejuízos financeiros e transtornos sociais”, aponta a parlamentar.

De acordo com a deputada, a medida busca reduzir a vulnerabilidade da população, fortalecendo a cidadania digital e promovendo a proteção dos cidadãos goianos frente aos riscos financeiros.

As ações poderão compreender palestras, seminários e oficinas em escolas, universidades, órgãos públicos e entidade comunitárias; parcerias com instituições financeiras, Procon-GO, Polícia Civil, Ministério Público de Goiás, entidades da sociedade civil e operadoras de telefonia; distribuição de cartilhas impressas e digitais com orientações práticas sobre educação financeira e segurança digital, além de atividades de simulação e treinamento para identificação de tentativas de fraude.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.