“Boas expectativas sobre a jornada de trabalho”, diz Bia de Lima sobre diálogos com a Seduc

De acordo com a deputada estadual Bia de Lima (PT), que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), há um diálogo em construção com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, com o objetivo de reduzir a jornada de trabalho dos professores da Rede Estadual de Ensino.

De acordo com a deputada estadual Bia de Lima (PT), que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), há um diálogo em construção com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, com o objetivo de reduzir a jornada de trabalho dos professores da Rede Estadual de Ensino.

Durante o uso da tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira (6/11), a parlamentar afirmou que são boas as expectativas sobre o retorno da jornada de 32 para 28 horas.

“Estamos esperando uma boa notícia sobre a jornada de trabalho, para que ao invés de terem 32 aulas, voltem a ter, pelo menos, 28 aulas. Estamos trabalhando nessa expectativa e, penso que nos próximos dias, teremos condições de anunciar esse novidade para o ano letivo de 2026”, afirmou a deputada.

Segundo Bia, a redução de aulas impacta diretamente na qualidade de vida dos professores da rede pública estadual de Educação. “Nós precisamos fazer com que a lei seja cumprida e os professores tenham condições de preparar suas aulas, de atender os alunos, sem que haja essa sobrecarga de trabalho que está adoecendo a nossa categoria”, pontuou a deputada.

Contudo, a deputada celebrou uma boa notícia. Conforme sua fala, saiu no último dia 22 de outubro, o decreto que dá início ao enquadramento ao pessoal administrativo da Educação, para garantir melhores condições de respeito à formação e valorização desses profissionais.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.