Aprovada lei da deputada Bia de Lima que reforça a prevenção do desaparecimento de crianças e adolescentes em Goiás

O projeto institui o Protocolo Estadual de Prevenção e Resposta ao Rapto de Crianças, cujo objetivo é padronizar e agilizar as ações de segurança pública no combate ao rapto de crianças e garantir uma resposta eficaz e imediata a esse tipo de crime.

Foi aprovada em 2ª e última discussão e votação o projeto de lei proposto pela deputada estadual Bia de Lima (PT), que reforça a prevenção do desaparecimento de crianças e adolescentes em Goiás.

A proposta fortalece políticas públicas com uso de tecnologia, apoio psicossocial às famílias, criação de um protocolo ágil de resposta, mobilização das forças de segurança e parcerias com os meios de comunicação — tudo para agir mais rápido e salvar vidas.

O projeto institui o Protocolo Estadual de Prevenção e Resposta ao Rapto de Crianças, cujo objetivo é padronizar e agilizar as ações de segurança pública no combate ao rapto de crianças e garantir uma resposta eficaz e imediata a esse tipo de crime.

De acordo com a proposta, o protocolo estadual deverá ser executado de forma integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, especialmente as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente; a Secretaria de Segurança Pública; o Conselho Tutelar e demais órgãos de proteção à criança e ao adolescente; o Poder Judiciário e Ministério Público do Estado de Goiás, em suas respectivas competências; e órgãos municipais de segurança e defesa social.

Com essa conquista, o mandato reafirma seu compromisso com a defesa integral da criança e do adolescente, colocando o cuidado e a proteção como prioridade.

Agora, o projeto segue para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

"Tenho muito orgulho de caminhar ao lado dos profissionais da educação. São trabalhadores e trabalhadoras que, historicamente, lutam por valorização, pelo fortalecimento de seus planos de carreira e por melhores condições salariais. No Parlamento, temos levantado essas bandeiras porque entendemos que defendê-las também significa defender todos aqueles que fazem a escola funcionar todos os dias", afirmou.

Na ocasião, a deputada reforçou em sua fala a defesa ao protagonismo feminino, à autonomia econômica das mulheres rurais e ao enfrentamento à violência de gênero. “Cada vez mais nós vamos nos organizando para fazer com que as mulheres consigam ter seus espaços, consigam ter possibilidade de também não só trabalhar, mas ter seu dinheiro, ter sua liberdade, ter sua autonomia, ser respeitadas”, destacou.

Durante a solenidade, Bia destacou a importância de iniciativas que ampliam horizontes e oferecem novas perspectivas para a juventude. “São 53 anos de trabalho, de formação, de abrir portas para a juventude, conseguir ter oportunidades, conseguir entrar no mercado de trabalho já com qualificação. É uma honra homenagear o CAMP e as pessoas que atuam para garantir que a nossa juventude tenha formação, aprendizado e profissionalização para construir uma vida digna e realizar seus sonhos”, afirmou a parlamentar.