Interior: Bia de Lima cumpre agendas no Entorno do Distrito Federal

“O nosso mandato está a serviço da população goiana e fomos pessoalmente até os municípios para saber como podemos ajudar de forma mais assertiva.”

A deputada estadual Bia de Lima (PT) esteve nesta quinta-feira, 20, cumprindo diversas agendas em municípios do Entorno do Distrito Federal. O dia começou na cidade de Planaltina de Goiás, onde a parlamentar concedeu entrevista às rádios Positiva Rede Correia e abordou temas variados, além de Educação.

Em visita à Câmara Municipal de Vereadores, Bia de Lima foi recebida de forma calorosa e teve oportunidade de fala durante sessão ordinária da Casa Legislativa, ocasião em que falou sobre a importância de se aproximar da população e se colocou para ajudar no que for preciso, com emenda parlamentar ou intermediando junto ao governo federal.

“O nosso mandato está a serviço da população goiana e fomos pessoalmente até o município para saber como podemos ajudar de forma mais assertiva. É de moradia que precisam? Vamos tentar viabilizar por meio do Minha Casa, Minha Vida. É saúde? Vamos procurar contribuir por meio dos programas voltados para a área. Nossas emendas vão chegar para contribuir e somar com as cidades em todo o nosso estado”, afirmou ela.

Na sequência, acompanhada pelo presidente da Regional Sindical do Sintego, Gilmar Barrense e da Tesoureira Célia Maria, Bia dialogou com o advogado do Instituto de Previdência dos Servidores de Planaltina, o PREVPLAN, abordando questões relevantes para os aposentados que integram a previdência municipal, bem como a liberdade de filiação à entidade sindical.

Bia de Lima ainda visitou o Colégio Estadual Alfa, onde compartilhou informações sobre as lutas do sindicato em prol de todos e todas, bem como o andamento das ações judiciais em curso.

Na segunda parte da viagem, a parlamentar esteve em Formosa, onde se encontrou com profissionais administrativos, de apoio e concursados da Educação do município.

Em Formosa, Bia de Lima também visitou a Câmara Municipal de Vereadores e concedeu entrevistas. “Às vezes não estou aqui presencialmente, mas tenho vários representantes e posso afirmar que sou cobrada diariamente para atender ao município de Formosa. Precisamos resolver a questão das GO’s para agilizarmos o escoamento das produções, podem me mandar as demandas que eu faço as cobranças, o meu negócio é a resolução dos problemas”, afirmou a deputada.

Nas agendas, a parlamentar esteve acompanhada pela vereadora Professora Nilza e também pela presidenta do Sintego, Kátia Viviane. Ao final do dia, Bia também participou de uma reunião política do Partido dos Trabalhadores.

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.