Reconhecimento: Bia de Lima quer o samba no calendário cívico, cultural e turístico do estado

Projeto de lei apresentado pela deputada estadual Bia de Lima (PT) inclui no calendário cívico, cultural e turístico do Estado de Goiás, o dia do samba, a ser comemorado, anualmente, no dia 02 de dezembro, como forma de valorizar e divulgar o gênero musical.

O PL estabelece que o Poder Executivo deve incentivar a criação e manutenção de escolas de samba e grupos de samba de raiz em todo o Estado, como forma de preservar e difundir as manifestações culturais e artísticas relacionadas ao samba.

Para isso, o projeto prevê a instituição do Programa Estadual de Fomento ao Samba, que tem por objetivo incentivar projetos culturais e artísticos relacionados ao gênero, por meio da concessão de incentivos fiscais, financeiros e logísticos.

De acordo com a proposição, a implementação das ações decorrentes do PL será custeada por dotação orçamentária proveniente do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás – FUNDO CULTURAL, instituído pela lei n.º 15.633, de 30 de março de 2006, não eximindo a possibilidade de captação de recursos adicionais por meio de parcerias, convênios e outras fontes que possam contribuir para a consecução dos objetivos estipulados por esta lei.

Na justificativa do PL, Bia de Lima lembra que o samba é um gênero musical e cultural que faz parte da identidade brasileira e goiana, tendo influenciado a história e a cultura do nosso país e de nosso estado.

“A Política de Promoção e Difusão do Samba no Estado de Goiás é uma forma de valorizar e preservar suas manifestações culturais e artísticas, incentivando a criação e manutenção de grupos de samba e escolas de samba em todo o Estado. Além disso, a promoção e difusão da cultura do samba pode contribuir para o desenvolvimento turístico e cultural de Goiás, gerando emprego e renda para a população local”, enfatiza a deputada.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.