2024: “Tarefa é garantir trabalho amplo para todos os goianos”, diz Bia de Lima no retorno das sessões legislativas

De acordo com a deputada, entre os objetivos para o ano de 2024 está a ampliação da atuação do mandato, que é coletivo, com a participação ativa da população goiana.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) retomou nesta quinta-feira, 15, as atividades que marcam o início do segundo ano de trabalhos da 20ª Legislatura. A solenidade, diferente das outras sessões ordinárias, seguiu protocolo específico no Plenário Iris Rezende Machado, com a participação de autoridades, inclusive, do governador Ronaldo Caiado, além de representantes dos poderes Executivo, Judiciário e Tribunais de Contas.

A deputada Bia de Lima (PT), única mulher a compor a mesa da sessão inaugural, falou sobre a expectativa para o segundo ano do mandato. “Começamos os trabalhos políticos já na segunda quinzena de janeiro, estamos a todo vapor, mas a partir de agora começamos do ponto de vista das sessões, da nossa atuação nas comissões e eu sou uma parlamentar que procuro ser atuante nas comissões que participo, para realizar o meu trabalho como deputada amplamente”, afirmou.

Participação popular

De acordo com a deputada, entre os objetivos para o ano de 2024 está a ampliação da atuação do mandato, que é coletivo, com a participação ativa da população goiana. Para isso, ela convida todos os eleitores, bem como a população de forma geral, a participar de forma ativa da gestão, trazendo os anseios, ideias e proposições.  

“A participação das pessoas é fundamental, para que a gente consiga dar voz a todos. Agora, em 2024, que é o nosso segundo ano de legislatura, penso que preciso dar ainda mais um salto de qualidade, de perspectivas tanto das pessoas que votaram em nós, bem como toda a população goiana de dar uma devolutiva sobre o nosso trabalho. E é nessa preocupação de dar uma devolutiva sobre a nossa atuação parlamentar, que vamos avançar ainda mais”, pontuou ela.

“Em 2023, demos início ao nosso trabalho na Alego, e foi um ano de muito aprendizado. Mas, agora, em 2024, temos mais experiência, para atender os anseios da população. Meu compromisso é repercutir a voz de todos e está cada vez mais forte. Queremos que seja um ano ainda mais produtivo, com mais resultados para os goianos em todos os segmentos, seja para trazer mais recursos do Governo Lula ou me fazendo presente nos municípios, para que tenhamos representantes em cada Câmara Municipal, com vereadores e vereadoras do Partido dos Trabalhadores”, finalizou.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.