Sustentabilidade: PL de Bia de Lima promove destinação adequada de equipamentos eletroeletrônicos fora de uso

Durante sessão ordinária dessa quarta-feira, 20, a deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou projeto de lei que institui o Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos – Sukatech – com logística reversa específica em Goiás. O objetivo é promover a destinação adequada e sustentável de equipamentos eletroeletrônicos fora de uso.

Na justificativa da matéria, a deputada afirma que “a destinação adequada de equipamentos eletroeletrônicos fora de uso é uma questão de grande relevância ambiental e social. Esses equipamentos, quando descartados de forma inadequada, podem causar danos ao meio ambiente e à saúde pública devido à presença de substâncias tóxicas e poluente. Além disso, representam uma perda de recursos valiosos que poderiam ser reutilizados ou reciclados”.

Conforme a proposta, o Sukatech terá as seguintes diretrizes:

I – Estabelecimento de pontos de coleta de equipamentos eletroeletrônicos em desuso, distribuídos estrategicamente em todo o estado, em parceria com entidades públicas e privadas;

II – Implementação de centros de recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, onde os itens coletados serão submetidos a processos de reparo, reutilização e reciclagem, conforme as condições técnicas e de segurança;

III – Realização de campanhas de conscientização e educação ambiental para a população, visando informar sobre a importância da destinação correta de equipamentos eletroeletrônicos e os benefícios da reutilização e reciclagem;

IV – Estímulo à economia circular e ao desenvolvimento sustentável, promovendo a reintegração de equipamentos recondicionados ao mercado, por meio de programas de incentivo à compra e venda de produtos reutilizados;

V – Estabelecimento de parcerias com empresas, cooperativas e organizações da sociedade civil para a gestão compartilhada e eficiente do programa.

 “A criação do Sukatech se faz necessária e urgente. Além de todos os outros benefícios, haverá o estímulo à economia circular e ao desenvolvimento sustentável promovido pelo SUKATECH que contribuirá para a geração de emprego e renda, através da reintegração de equipamentos recondicionados ao mercado, bem como para a redução da pressão sobre os recursos naturais”, completa Bia de Lima.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.