Homenagem: Bia de Lima promove tributo ao professor Silvio Costa

Representante das lutas sindicais, o professor Silvio era uma pessoa combativa, aguerrida e líder na defesa dos direitos de toda classe trabalhadora.

Por iniciativa dos deputados Bia de Lima e Mauro Rubem, ambos do PT, foi realizado nesta terça-feira, 19, um tributo ao professor Silvio Costa, morto em fevereiro de 2023, vítima de um infarto. A homenagem aconteceu na Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Representante das lutas sindicais, o professor Silvio era uma pessoa combativa, aguerrida e líder na defesa dos direitos de toda classe trabalhadora. “Queremos saudar a memória extraordinária do companheiro Silvio Costa. Queremos receber todos aqui que trazem na memória a solidariedade, o companheirismo, a atuação inconteste desse amigo tão valoroso. Revolucionário, ele tem uma história muito importante para todos os militantes de esquerda, com conquistas fundamentais e um legado fantástico”, disse a parlamentar durante a solenidade.

Como presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a deputada também reconheceu a parceria do professor na luta junto à entidade. “Nunca pagaremos a dívida com o Silvio. Quando ainda éramos CPG, o sindicato não tinha sequer espaço físico, e o professor Silvio Costa ofereceu que nós coabitássemos o mesmo espaço que o Sinpro. Essa solidariedade foi essencial e numa atitude linda ele abrigou o CPG. Desde então atuamos juntos, ao longo de nossas vidas e fizemos uma militância muito próxima”, completou ela.

Ainda de acordo com Bia de Lima, o professor não media esforços para compreender os cenários e as lutas que acreditava. “Ele [Silvio Costa] fez até greve de fome e teve conquistas importantes. Não media esforços para compreender os cenários. Pessoas desse calibre fazem muita falta. Queremos prestar esta homenagem ao legado e que possamos ter sempre mais pessoas com esta disponibilidade de luta, que deixam os rancores e os ódios de lado, para construir uma luta com mais companheirismo. Não podemos deixar que a pessoa extraordinária de Silvio Costa seja esquecida”, finalizou ela.

A esposa do professor Silvio Costa, a também professora Lúcia Ricon esteve na homenagem, assim como outros familiares do homenageado, e diversas representações sindicais, especialmente da Educação, de movimentos sociais, entre outros admiradores a trajetória de Costa.

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.