Saúde: deputada Bia de Lima quer sala de amamentação na Alego

A deputada Bia de Lima apresentou durante sessão da Assembleia Legislativa de Goiás durante sessão desta segunda-feira, 22, Projeto de Resolução que estabelece a instalação de Sala de Apoio à Amamentação e fraldários para atender especialmente as servidoras e visitantes nutrizes para extração e armazenamento de leite materno.

De acordo com o PR, as salas deverão ser instaladas em área apropriada, com equipamentos necessários, dotados de assistência adequada, de acordo com o disposto na Portaria nº 193, de 23 de fevereiro de 2010, do Ministério da Saúde.

Na justificativa do Projeto de Resolução, a parlamentar defende que “o leite materno é um forte aliado na luta contra a mortalidade infantil porque possui os nutrientes necessários para que a criança cresça com saúde e protegida contra problemas bastante comuns nos primeiros anos de vida, como diarreia, alergias, doenças respiratórias, infecções e vários outros tipos de intercorrências”. Bia de Lima ainda informa que “o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e amamentação até os dois anos de vida”.

Pró-Mãe

As salas de amamentação fazem parte das ações do Programa de Acompanhamento e Apoio à Mãe Nutriz (Pró-Mãe), instituído pela Portaria 90/22, cujo objetivo é fomentar o pleno desenvolvimento socioafetivo da criança em seus primeiros anos de vida, estimular a integração da mãe e criança e incentivar e possibilitar o aleitamento materno.

O Pró-Mãe também visa a assistência à mãe nutriz no retorno ao trabalho, após o período da licença-maternidade, e a compatibilização das atividades profissionais da mãe nutriz com aquelas inerentes à maternidade.

“Precisamos olhar para as pessoas que mais precisam e, principalmente, garantir creches pré-escola, para que as mães tenham condições de deixar os filhos, na certeza de que eles estarão bem cuidados, com alimentação, com profissionais qualificados. Por isso, trabalhamos para que mais e mais creches possam suprir a demanda do município. Tenho feito defendido as políticas públicas para que esse serviço avance e possa beneficiar as famílias de Aparecida”, afirmou ela.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, na próxima segunda-feira (08/06), às 9 horas, no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa …

“Seguimos dialogando com as instituições responsáveis para que os processos avancem e deixem de ficar parados nas gavetas. Também buscamos junto ao INCRA a aceleração dos encaminhamentos necessários para que a reforma agrária avance em Goiás. A terra precisa cumprir sua função social, garantindo oportunidades, geração de renda e justiça para quem vive e trabalha no campo”, afirmou Bia de Lima.