Meio ambiente: deputada Bia de Lima defende financiamento para resolução de lixões em Goiás

Bia de Lima defendeu financiamentos como parte fundamental de resolução do problema dos lixões nos municípios goianos.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou na tarde desta quinta-feira, 13, da audiência pública que debateu o projeto de lei n° 12020/24, de autoria do deputado Wagner Camargo Neto, que dispõe sobre as responsabilidades das microrregiões de saneamento básico.

O texto atribui às microrregiões a responsabilidade pela gestão do manejo de resíduos sólidos nos termos da legislação vigente, para garantir a destinação final ambientalmente adequada desses resíduos e as obriga a adotar medidas como: a elaboração de Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos, a implementação de mecanismos de sustentabilidade econômico-financeira, a promoção de coleta seletiva, o apoio a associações ou cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, dentre outros pontos. 

Na oportunidade, Bia de Lima defendeu financiamentos como parte fundamental de resolução do problema dos lixões nos municípios goianos.  “Não dá para gente aprovar somente as legislações, mas não se preocupar com as multas, retaliações, dificuldades de cada município. Estamos preocupados com as soluções, obviamente, mas também buscando caminhos para que as medidas não sejam apenas punitivas. Queremos ajudar os municípios nesta pauta que sabemos que será cara e difícil”, disse ela.

“Tem que fazer um trabalho estrutural, organizacional, construir novas mentalidades, novos tempos exigem novos comportamentos. Políticas fundamentais para esses municípios requerem financiamento, não podemos ficar aprovando legislações, sem viabilidade prática por falta de financiamento. Como vamos obter recursos para a municipalidade? Para isso, me coloco à disposição como intermediadora com o Governo Federal”, completou a deputada.

Questão desafiadora
A convite da deputada Bia de Lima, o secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Adalberto Maluf, participou da audiência de forma remota. Em sua fala, ele destacou que a questão dos resíduos sólidos é uma das mais desafiadores para os governos estaduais. Para ele, a má gestão de resíduos é uma das faces mais degradantes da temática ambiental, pois impacta a saúde das pessoas e o meio ambiente.

O secretário ressaltou que o tema também apresenta oportunidades de renda, emprego e inserção sócio-produtiva, como se pode constatar nas atividades de quase um milhão de catadores e catadoras de material reciclado no País, atualmente.

Segundo Maluf, o segmento promete ganhar um novo impulso quando o presidente Lula regulamentar, dentro de duas semanas, a lei de incentivo à reciclagem. “Também estamos regulamentando a lei do pagamento pelo serviço ambiental. Então, o nosso trabalho está muito focado em apoiar e harmonizar legislações para os estados e municípios”.

Ainda segundo o secretário, o presidente deverá lançar no próximo mês de julho um Pacto Nacional pelo Fim Humanizado dos Lixões. De acordo com ele, recursos federais serão encaminhados aos municípios que aderirem ao projeto, elaborado com 15 passos a serem seguidos.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.