A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou requerimento nesta terça-feira, 6, no qual solicita diligências necessárias relativas à falta de insumos e à deficiência no atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) da Vila Pedroso, em Goiânia. O documento é destinado ao prefeito Sandro Mabel e para o secretário municipal de saúde Luiz Pellizzer.
De acordo com a parlamentar, o Gabinete 13 recebeu diversas reclamações da comunidade da região da Vila Pedro que apontaram a insuficiência de insumos na unidade. Para mais, outros relatos apontam que o médico responsável pela unidade se desligou e, até o presente momento, não houve reposição.
“O direito à saúde é um dos pilares fundamentais para a garantia da dignidade humana e do bem-estar social. Reconhecido como um direito universal e essencial, ele está presente em diversos tratados internacionais e constituições ao redor do mundo, incluindo a Constituição Federal do Brasil e 1988. Essa previsão impõe ao Estado a obrigação não apenas de oferecer atendimento médico-hospitalar, mas também de atuar de forma preventiva, promovendo condições que favoreçam o bem-estar da população”, ressalta a deputada.