Ensino público: Bia de Lima solicita troca de salas de placa em colégio de Goiânia

Por meio de requerimento apresentado nesta terça-feira, 11, a deputada estadual Bia de Lima (PT) solicitou a reforma do Colégio Estadual Jardim Europa, no município de Goiânia, com a substituição das salas de aula de placa de concreto por salas de alvenaria.

Por meio de requerimento apresentado nesta terça-feira, 11, a deputada estadual Bia de Lima (PT) solicitou a reforma do Colégio Estadual Jardim Europa, no município de Goiânia, com a substituição das salas de aula de placa de concreto por salas de alvenaria. O documento deve ser enviado ao governador do estado, Ronaldo Caiado (UB), e à secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.

Segundo Bia de Lima, o governador firmou o compromisso, ainda em 2020, de que até o final do mandato, Goiás não teria mais nenhuma escola de placa, fala que foi reforçada pela titular da pasta da Educação.

A parlamentar ressalta que o empenho na substituição das escolas de placa por alvenaria foi relembrado, ainda, com a retomada das obras de 120 escolas por meio de compromisso firmado em 2023 entre o Estado de Goiás e o Ministério da Educação (MEC).

“Contudo, apesar dos referidos enunciados, a existência das escolas de placa ainda é uma realidade em Goiás, a exemplo do Colégio Estadual General Curado que ainda possui salas de aula com estrutura de placa. É preciso lembrar ainda que com as constantes temperaturas elevadas e ondas de calor que vêm afetando a população, a existência das estruturas de placas configuram um risco à saúde e bem-estar dos alunos e dos professores, razão pelo qual encaminha-se o presente expediente”, completou Bia de Lima.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.