Proposta de Bia de Lima limita em 180 dias o período para concessão administrativa de aposentadorias

“A medida se justifica diante da morosidade que, há anos, tem caracterizado o trâmite desses processos gerando prejuízos significativos aos servidores públicos que dedicaram sua vida ao serviço estatal”, aponta a deputada.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira (21/10) um projeto de lei que altera a lei complementar n° 161, de 30 de dezembro de 2020, que dispõe sobre o regime próprio de previdência social do estado de Goiás (RPPS/GO).

A nova proposta determina que “o prazo para concessão administrativa de aposentadorias não excederá 180 (cento e oitenta) dias, sob pena de afastamento do servidor requerente, sem prejuízo de sua remuneração”.

De acordo com Bia de Lima, a nova proposta tem como finalidade principal fixar um prazo a ser seguido pela Administração Pública no tocante à concessão das aposentadorias no âmbito do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Goiás (RPPS/GO).

“A medida se justifica diante da morosidade que, há anos, tem caracterizado o trâmite desses processos gerando prejuízos significativos aos servidores públicos que dedicaram sua vida ao serviço estatal”, aponta a deputada.

Segundo a parlamentar, é comum que pedidos de aposentadoria permaneçam por longos períodos em análise, muitas vezes ultrapassando anos sem decisão definitiva. Essa demora causa insegurança jurídica, dificuldades financeiras e transtornos emocionais aos servidores, que ficam privados do exercício pleno de seu direito constitucional à aposentadoria.

“Ao fixar um prazo razoável para a conclusão desses processos, o projeto busca assegurar maior eficiência e transparência à gestão pública, promovendo a celeridade administrativa e o respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana. Além disso, a medida contribui para a valorização do servidor público e para o fortalecimento da confiança na administração, garantindo que os direitos previdenciários sejam efetivamente reconhecidos dentro de um período previsível e justo”, ressalta Bia de Lima.   

"Tenho muito orgulho de caminhar ao lado dos profissionais da educação. São trabalhadores e trabalhadoras que, historicamente, lutam por valorização, pelo fortalecimento de seus planos de carreira e por melhores condições salariais. No Parlamento, temos levantado essas bandeiras porque entendemos que defendê-las também significa defender todos aqueles que fazem a escola funcionar todos os dias", afirmou.

Na ocasião, a deputada reforçou em sua fala a defesa ao protagonismo feminino, à autonomia econômica das mulheres rurais e ao enfrentamento à violência de gênero. “Cada vez mais nós vamos nos organizando para fazer com que as mulheres consigam ter seus espaços, consigam ter possibilidade de também não só trabalhar, mas ter seu dinheiro, ter sua liberdade, ter sua autonomia, ser respeitadas”, destacou.

Durante a solenidade, Bia destacou a importância de iniciativas que ampliam horizontes e oferecem novas perspectivas para a juventude. “São 53 anos de trabalho, de formação, de abrir portas para a juventude, conseguir ter oportunidades, conseguir entrar no mercado de trabalho já com qualificação. É uma honra homenagear o CAMP e as pessoas que atuam para garantir que a nossa juventude tenha formação, aprendizado e profissionalização para construir uma vida digna e realizar seus sonhos”, afirmou a parlamentar.