Projeto de Bia de Lima cria programa de fomento ao pequeno exportador, o Profex

“A dependência histórica do mercado norte-americano expõe os empreendedores a oscilações econômicas e políticas externas, evidenciada pela atual guerra comercial, que resultou na tarifação de produtos brasileiros, prejudicando as exportações Dessa forma, o programa se faz fundamental para os nossos pequenos empresários”

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11/9), a deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou projeto de lei que cria o programa estadual de fomento ao pequeno exportador – Profex, que tem como objetivo ampliar a participação de micro e pequenas empresas goianas no comércio internacional, com ênfase na diversificação de mercados.

De acordo com a parlamentar, a economia goiana é pujante e diversificada, mas os pequenos negócios ainda enfrentam barreiras para acessar o comércio internacional.

“A dependência histórica do mercado norte-americano expõe os empreendedores a oscilações econômicas e políticas externas, evidenciada pela atual guerra comercial, que resultou na tarifação de produtos brasileiros, prejudicando as exportações Dessa forma, o programa se faz fundamental para os nossos pequenos empresários”, afirmou Bia.

O Programa Estadual de Fomento ao Pequeno Exportador – PROFEX visa oferecer suporte técnico, financeiro e estratégico aos pequenos exportadores, diversificando destinos comerciais e fortalecendo a economia local. A abertura de mercados alternativos aumenta a competitividade goiana, garante maior estabilidade para os negócios, gera emprego e renda, e promove a internacionalização sustentável dos produtos do Estado.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.