Educação: Bia de Lima volta a defender valorização profissional durante CONAE Estadual

O evento ocorreu no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, na ocasião, os delegados participaram da agenda para discutir as demandas do novo Plano Nacional de Educação,  o PNE 2024-2034.

A deputada Bia de Lima (PT) participou nessa quarta e quinta-feira (29 e 30), da Conferência Nacional de Educação, Etapa Estadual. O evento ocorreu no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, na ocasião, os delegados participaram da agenda para discutir as demandas do novo Plano Nacional de Educação,  o PNE 2024-2034.

Também presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a parlamentar coordenou o grupo de trabalho sobre Financiamento da Educação e Controle Social. Bia ressaltou os pontos a serem garantidos no debate, que tiveram sete eixos.

“Nós como trabalhadores/as da Educação, muito além de olhar do ponto de vista da gestão, precisamos garantir novamente carreira, pois nossa carreira foi destruída. Precisamos discutir valorização profissional. Não existe valorização profissional sem remuneração”, afirmou Bia de Lima.

“A Conferência Estadual de Educação foi muito interessante, com muitas proposituras para esses temas fundamentais, com a participação de pessoas do estado inteiro. Faço uma avaliação extremamente positiva”, pontuou a parlamentar.

Na etapa estadual, foram tirados 56 delegados que participarão da CONAE Nacional a ser realizado em Brasília, de 28 a 31 de janeiro de 2024. O encontro ocorreu após 10 conferências intermunicipais, nas cidades de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Formosa, Rio Verde, Uruaçu, Itumbiara, Luziânia, Cidade de Goiás e Goianésia. “Saímos como delegada, representando a Alego, os trabalhadores em Educação e esperamos levar as perspectivas de Goiás para o cenário nacional”, concluiu a parlamentar.  

Conae

A Conferência foi convocada em caráter extraordinário pela Presidência da República por meio do Decreto Presidencial nº 11.697/2023. Com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, a CONAE Nacional será realizada entre os dias 28 e 30 de janeiro de 2024. 

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.