Educação: Bia de Lima volta a defender valorização profissional durante CONAE Estadual

O evento ocorreu no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, na ocasião, os delegados participaram da agenda para discutir as demandas do novo Plano Nacional de Educação,  o PNE 2024-2034.

A deputada Bia de Lima (PT) participou nessa quarta e quinta-feira (29 e 30), da Conferência Nacional de Educação, Etapa Estadual. O evento ocorreu no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, na ocasião, os delegados participaram da agenda para discutir as demandas do novo Plano Nacional de Educação,  o PNE 2024-2034.

Também presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a parlamentar coordenou o grupo de trabalho sobre Financiamento da Educação e Controle Social. Bia ressaltou os pontos a serem garantidos no debate, que tiveram sete eixos.

“Nós como trabalhadores/as da Educação, muito além de olhar do ponto de vista da gestão, precisamos garantir novamente carreira, pois nossa carreira foi destruída. Precisamos discutir valorização profissional. Não existe valorização profissional sem remuneração”, afirmou Bia de Lima.

“A Conferência Estadual de Educação foi muito interessante, com muitas proposituras para esses temas fundamentais, com a participação de pessoas do estado inteiro. Faço uma avaliação extremamente positiva”, pontuou a parlamentar.

Na etapa estadual, foram tirados 56 delegados que participarão da CONAE Nacional a ser realizado em Brasília, de 28 a 31 de janeiro de 2024. O encontro ocorreu após 10 conferências intermunicipais, nas cidades de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Formosa, Rio Verde, Uruaçu, Itumbiara, Luziânia, Cidade de Goiás e Goianésia. “Saímos como delegada, representando a Alego, os trabalhadores em Educação e esperamos levar as perspectivas de Goiás para o cenário nacional”, concluiu a parlamentar.  

Conae

A Conferência foi convocada em caráter extraordinário pela Presidência da República por meio do Decreto Presidencial nº 11.697/2023. Com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, a CONAE Nacional será realizada entre os dias 28 e 30 de janeiro de 2024. 

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.