Participação popular: mandato itinerante da deputada Bia de Lima chega ao município de Itapuranga

A deputada Bia de Lima (PT) realizou nesta quinta-feira, 9, em Itapuranga, cidade conhecida como Xixá, a 3ª edição do projeto Mandato Itinerante. A iniciativa tem como objetivo visitar todas as regiões goianas, durante os quatro anos de mandato.

A deputada Bia de Lima (PT) realizou nesta quinta-feira, 9, em Itapuranga, cidade conhecida como Xixá, a 3ª edição do projeto Mandato Itinerante. A iniciativa tem como objetivo visitar todas as regiões goianas, durante os quatro anos de mandato.

Na primeira agenda do dia, Bia participou de uma audiência pública com o Prefeito de Itapuranga, Paulinho Imila (PT). Na ocasião, eles conversaram sobre a busca de soluções para as necessidades da população. Na oportunidade, a deputada também recebeu das mãos do gestor a Comenda da Ordem do Mérito Warner Carlos Prestes, maior honraria do município, pelos relevantes serviços prestados.

Na sequência, ela esteve em uma reunião na Secretaria Municipal de Educação, com o secretário Claudinei Leibntz, na presença de diversos trabalhadores da categoria, onde pode ouvir e esclarecer demandas dos professores e gestores do município. Dentre as muitas reivindicações, foram pedidas emendas para estrutura física para das Escolas Integrais, pois os prédios estão velhos ou adaptados, além de muitas reformas

Em seguida, ela participou de uma outra reunião com membros do PT municipal, quando também se encontrou com diversos pré-candidatos.

A deputada ainda visitou a Cooperxixá e esteve na Feira do Produtor, onde reforçou novamente a importância da valorização da agricultura familiar e sua contribuição social.

Destinação de emendas

No primeiro mandato da deputada Bia de Lima, ela destinou R$ 100 mil em emendas parlamentares para ajudar no desenvolvimento da cidade. “Estamos comprometidos em oferecer ainda mais apoio. A cidade de Itapuranga pode contar sempre com o gabinete 13”, disse a parlamentar.

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.