Ensino médio: Bia de Lima reforça importância do Pé-de-Meia para os jovens se dedicarem aos estudos

Na ocasião, o ministro Camilo Santana falou sobre o programa, voltado para os estudantes do ensino médio, que já começou a ser pago, com o objetivo de colaborar com a permanência desses alunos na sala de aula.

O programa Pé-de-meia, do Governo Federal, foi lançado nesta terça-feira, 26, em Goiás, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador do estado, Ronaldo Caiado. O evento, que também teve a participação de diversos parlamentares, além de alunos da rede estadual de Goiás, foi realizado no auditório Carlos Vieira, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Na ocasião, o ministro Camilo Santana falou sobre o programa, voltado para os estudantes do ensino médio, que já começou a ser pago, com o objetivo de colaborar com a permanência desses alunos na sala de aula.

“O presidente Lula, com sua sensibilidade, disse para mim: ‘ministro, vamos criar um programa para que a gente possa garantir que nenhum aluno saia das escolas por questões financeiras’. Vocês vão receber R$ 200 por mês, durante 10 meses, ao longo do ano, para fazer um total de R$ 2 mil, qual a contrapartida? Garantir frequência mínima média de 80% da presença dos alunos em sala de aula aqui no estado de Goiás. No total, vocês poderão receber até R$ 9,2 mil durante os três anos do ensino médio”, afirmou Camilo Santana.

A deputada Bia de Lima (PT) também falou sobre a importância da iniciativa. “O programa Pé-de-meia é importantíssimo para a gente superar os gargalos, especialmente, no ensino médio. E a moçada vai poder se dedicar nas escolas para que possam chegar nas universidades. Grande desafio do momento para que a juventude tenha uma formação completa, então estamos vendo uma soma de esforços para que a Educação tome os rumos que sonhamos”, disse a parlamentar.

Também presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), da Comissão de Educação da Alego, Bia de Lima também falou na oportunidade que trabalha junto a Secretaria de Estado da Educação pela reestruturação das carreiras do magistério, mesma situação enfrentada pelo ministro na esfera federal.

“Neste momento, estamos discutindo a reestruturação e recomposição da carreira do magistério, que é muito importante valorizar os professores. E esse é o grande desafio em Goiás. Sei que o senhor [ministro Camilo Santana] enfrenta a mesma situação lá no Ministério da Educação, tendo em vista, que o senhor chegou agora e encontrou carreiras totalmente defasadas das universidades, dos IFs”, reforçou a deputada.

Ela ainda agradeceu a chegada dos novos Institutos Federais (IFs) que devem ser construídos em Goiás, a partir do Novo PAC.

Valorização das pessoas

De acordo com a Secretária Nacional de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, o programa foi pensado para as pessoas que fazem a educação, ou seja, professores e estudantes. “A determinação que recebemos foi para voltar o nosso olhar para as pessoas, professores e estudantes. Para isso, estamos trabalhando as políticas educacionais de forma sistêmica. A gente está olhando desde a educação infantil até o final do ensino médio. O Pé-de-meia não é só redistribuição de renda, é política educacional, é uma maneira de tornar visíveis e fundamentais, para a sociedade brasileira, os estudantes que muitas vezes são impedidos de seguir os seus estudos”, ressaltou ela.

Programa Pé-de-meia

O Pé-de-meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público.

No total, 2,5 milhões de estudantes serão atendidos com um total de R$ 9,2 mil para cada ao completar o ensino médio.

A iniciativa tem como público-alvo estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda, matriculados no ensino médio regular e EJA das redes públicas; que sejam integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e estejam inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.