Mandato itinerante: Bia de Lima cumpre agenda e atendimentos em Jataí, no sudoeste goiano

A região foi uma das beneficiadas pelas emendas parlamentares entregues pela deputada.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) realizou diversas atividades em sua cidade natal, Jataí, no sudoeste goiano, nesta segunda-feira, 27. No município, além de entrevistas, ela fez atendimentos no escritório político, onde teve a oportunidade de conversar e estreitar as relações com diversos atores da comunidade jataiense e de municípios da região.

A região foi uma das beneficiadas pelas emendas parlamentares entregues pela deputada. Para os municípios de Jataí e Serranópolis foram destinados R$ 963 mil, para investimento em saúde, educação e assistência social. Outros 13 municípios do Sudoeste de Goiás também foram atendidos com recursos das emendas parlamentares.

Na primeira agenda do dia, Bia de Lima esteve na Rádio Difusora FM. Na ocasião, ela criticou a carga horária elevada dos professores da rede estadual de educação, que, segundo a deputada, estão trabalhando de forma semelhante à época da escravidão. 

“É direito do professor e da professora, garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a escolha de carga horária, 20h, 30h ou 40h, isso não significa que possa ser obrigado a cumprir a carga horária máxima. Além disso, nossa grande briga com o Governo de Goiás é por um novo Plano de Carreira para o Magistério. O Sintego vai chamar assembleia para debatermos nossas próximas ações”, disse a deputada, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás. Segundo ela, é possível que a questão seja judicializada.

Para a segunda atividade, a deputada esteve na Rádio Interativa. Na emissora, Bia de Lima afirmou que o objetivo do trabalho realizado no mandato “é trazer melhorias reais na vida dos goianos”.

Durante a entrevista ela falou, entre outros assuntos, sobre algumas áreas abandonadas em Jataí, que estão sendo avaliadas junto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), para a compra e construção de moradias populares. Segundo a parlamentar, a intenção é que as ações se estendam por todo o estado.

Atendimentos
Já em seu escritório político, Bia de Lima recebeu diversas pessoas da comunidade, bem como pré-candidatos para tratar das Eleições 2024. Entre as visitas, Bia de Lima receber o diretor do IFG Jataí, professor Ruberley Rodrigues de Souza, com quem tratou sobre a expansão e melhorias na estrutura física da unidade. O IFG Jataí oferece 11 cursos do ensino médio ao doutorado e conta hoje com cerca de 900 alunos

Outra visita foi o assentado Fabrício do Pequi Mania, que solicitou ajuda da deputada para um projeto no Assentamento Guadalupe, onde estão montando uma Associação que usa produtos do Cerrado. “Quero levar todos esses produtos para a Assembleia Legislativa e ajudar a ampliar ainda mais a produção para que possam comercializar para outros municípios goianos e até para fora do estado”, disse Bia, reforçando o apoio à agricultura familiar.

Também foi recebido pela deputada o biológo Walter José da Silva que entregou um projeto de agroflorestal para os assentados da reforma agrária. De acordo com Bia, é um projeto audacioso e necessário, principalmente nesses tempos de grandes problemas climáticos que estamos vivendo.

A deputada recebeu ainda o pré-candidato a prefeito de Caçu, Reiber da Silva; e a presidente do PT de Itarumã, Aparecida Ferreira Rosa, que foram discutir estratégias para as eleições de outubro.

Encerrando a tarde de atendimentos, Bia recebeu as senhoras Francisca e Ingracia; o Sr. Suanil Pamplona que pediu ajuda a deputada para conseguir um professor de apoio para o filho, que é cego. Segundo o pai, o filho não consegue a vaga porque o Estado não tem professor qualificado e o filho, que já é formado em braile, parou de estudar no primeiro ano do ensino médio, em razão da carência de tutores.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.