Infância: deputada Bia propõe criação de creche na Assembleia Legislativa de Goiás

Nesta terça-feira, 1°, a deputada Bia de Lima (PT) apresentou Projeto de Resolução para a criação da Creche do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, destinada a atender os filhos dos servidores efetivos e comissionados da Casa, com idade entre 6 meses e 3 anos.

Conforme a proposta, a creche deve ser instalada em um espaço adequado e seguro, dentro das dependências da Alego. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, exceto em feriados e recessos parlamentares, com ambiente acolhedor e seguro, com profissionais capacitados para o atendimento e cuidado das crianças. Além disso, serão oferecidas atividades lúdicas e pedagógicas, bem como alimentação adequada e adaptada às necessidades nutricionais de cada criança.

De acordo com o projeto, a seleção das crianças atendidas pela Creche do Legislativo será realizada mediante critérios definidos em regulamentação própria, levando em consideração a disponibilidade de vagas e a ordem de inscrição.

Segundo Bia de Lia, a proposta visa garantir o atendimento e cuidado às crianças dos servidores que atuam na casa legislativa. “A falta de opções para o cuidado das crianças pode ser um obstáculo para a participação das mulheres no mercado de trabalho e, consequentemente, para a igualdade de gênero”, afirma a deputada.

“Dessa forma, a criança da Creche do Legislativo é uma medida importante para valorizar os servidores da Alego, melhorar as condições de trabalho na Casa legislativa, além de atender a uma demanda dos servidores, que precisam conciliar o trabalho com o cuidado dos filhos, bem como contribuir para a melhoria do clima organizacional na Alego”, destaca.

Acessa o link https://opine.al.go.leg.br/, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.