Igualdade racial: Bia de Lima promove atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove até o dia 30 uma série de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20. A data foi escolhida em referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, no estado de Alagoas.

Com o tema Novembro Negro, as comemorações tiveram início nessa quarta-feira, no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás, com a abertura da exposição “Deusas da Justiça”, do artista plástico Elson Nascimento. Realizada em parceria com a Seção de Atividades Culturais da Alego, a mostra, que se encerra no dia 30, é composta por 13 telas onde estão retratadas mulheres negras que representam Têmis, a deusa da justiça, na mitologia grega.

Nos dias 20 e 21, durante todo o dia, empreendedores negros realizarão a Feira Preta com a comercialização de vestuários, acessórios, bijouterias e doces da cultura afro. Nesses dias também será realizado workshop sobre diversidade capilar.

Dia 21, alunos de escolas públicas que aplicam a Lei 10.639/2003 promovem, às 14h, na explanada da Alego, o já tradicional Abraço Negro que traz o tema Racismo e Comunicação. O projeto, iniciado há 23 anos, na Escola Municipal Evangelina Pereira da Costa, na Chácara Recreio São Joaquim, e hoje realizado em diversos municípios goianos por meio das Regionais Sindicais do Sintego, e ainda em Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e Bahia.  A Lei 10.639/2003, torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileiras nas escolas públicas e privadas de todo o país.

Ainda no dia 21, a deputada Bia de Lima promove, às 19h, no Plenário Iris Rezende, uma Sessão Solene que homenageará ativistas do movimento negro com o certificado Glória Maria, jornalista morta há nove meses, que muito contribuiu na luta antirracista.

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.