Igualdade racial: Bia de Lima promove atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove até o dia 30 uma série de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20. A data foi escolhida em referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, no estado de Alagoas.

Com o tema Novembro Negro, as comemorações tiveram início nessa quarta-feira, no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás, com a abertura da exposição “Deusas da Justiça”, do artista plástico Elson Nascimento. Realizada em parceria com a Seção de Atividades Culturais da Alego, a mostra, que se encerra no dia 30, é composta por 13 telas onde estão retratadas mulheres negras que representam Têmis, a deusa da justiça, na mitologia grega.

Nos dias 20 e 21, durante todo o dia, empreendedores negros realizarão a Feira Preta com a comercialização de vestuários, acessórios, bijouterias e doces da cultura afro. Nesses dias também será realizado workshop sobre diversidade capilar.

Dia 21, alunos de escolas públicas que aplicam a Lei 10.639/2003 promovem, às 14h, na explanada da Alego, o já tradicional Abraço Negro que traz o tema Racismo e Comunicação. O projeto, iniciado há 23 anos, na Escola Municipal Evangelina Pereira da Costa, na Chácara Recreio São Joaquim, e hoje realizado em diversos municípios goianos por meio das Regionais Sindicais do Sintego, e ainda em Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e Bahia.  A Lei 10.639/2003, torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileiras nas escolas públicas e privadas de todo o país.

Ainda no dia 21, a deputada Bia de Lima promove, às 19h, no Plenário Iris Rezende, uma Sessão Solene que homenageará ativistas do movimento negro com o certificado Glória Maria, jornalista morta há nove meses, que muito contribuiu na luta antirracista.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.