Em Brasília, deputada Bia de Lima participa de audiência para conclusão do aeroporto de Jataí

“São 13 anos de espera. Dinheiro vem, dinheiro vai, e a obra nunca é concluída. Vamos ver se agora vai, afinal, são novos recursos enviados pelo presidente Lula”, afirmou a deputada Bia de Lima, destacando a importância da união política para superar os entraves que têm prejudicado o andamento da construção.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou, nesta terça-feira (2/9), em Brasília, de uma audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para tratar do reforço dos recursos destinados à conclusão das obras do aeroporto de Jataí.

Na ocasião, foi assinada a destinação adicional de R$12 milhões de investimentos na obra, viabilizados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A iniciativa busca garantir não apenas a conclusão da estrutura, mas também sua adequação às normas técnicas e de segurança exigidas pela aviação civil. Com o novo aporte, o prefeito de Jataí, Geneilton Assis (PP), assumiu o compromisso de finalizar as intervenções e entregar o aeroporto em funcionamento até o próximo ano, respondendo a uma demanda histórica da população jataiense.

“São 13 anos de espera. Dinheiro vem, dinheiro vai, e a obra nunca é concluída. Vamos ver se agora vai, afinal, são novos recursos enviados pelo presidente Lula”, afirmou a deputada Bia de Lima, destacando a importância da união política para superar os entraves que têm prejudicado o andamento da construção.

Para a região Sudoeste de Goiás, a entrega do aeroporto representa muito mais do que a conclusão de uma obra: trata-se de um equipamento estratégico para fortalecer a economia local, ampliar a integração logística, atrair investimentos e fomentar o turismo. O terminal deve facilitar o escoamento da produção agrícola — setor que tem forte peso na economia do município — e aproximar Jataí de grandes centros urbanos, criando novas oportunidades de negócios e desenvolvimento regional.

“A reunião com o ministro foi bastante proveitosa, ele foi bastante receptivo e mostra que, mais uma vez, o presidente Lula e o Governo Federal olham para Goiás e, em especial, para o Sudoeste goiano, beneficiando e ajudando os municípios da região, por meio desses recursos, com recursos para a Universidade Federal de Jataí (UFJ), entre tantos outros programas”, ressaltou a parlamentar.

A expectativa é que, com o reforço orçamentário, a determinação do Governo Federal e a mobilização de lideranças locais, Jataí finalmente receba o tão aguardado aeroporto, transformando uma antiga reivindicação da população em realidade.

O encontro com o ministro teve ainda a presença da deputada federal Marussa Boldrin (MDB), reforçando a articulação conjunta entre diferentes esferas do poder público em torno da pauta.

Em seu discurso na abertura do evento, a deputada chamou a atenção sobre importância da participação feminina na política e a pauta da Educação em Itumbiara e Região.

Ela enfatizou que a valorização profissional deve ser prioridade, por meio de planos de carreira, do cumprimento do reajuste do piso salarial do magistério e da recomposição da data-base para os servidores Administrativos. “Educação se constrói com estrutura, mas, acima de tudo, com respeito a quem a faz todos os dias”, concluiu Bia de Lima.

No entendimento da parlamentar, é fundamental deter tecnologias a respeito do tema, além do recebimento de royalties e outros dividendos. No entanto, a parlamentar ressaltou a preocupação quanto à competência privativa da União para legislar sobre esses recursos.