Educação: Deputada Bia de Lima realiza audiência pública sobre democratização do Ensino Médio

A deputada estadual Bia de Lima (PT), que também preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), promove hoje, 5, a audiência pública: Democratizando o novo Ensino Médio. A reunião, que tem parceria da deputada federal Adriana Accorsi, tratará sobre os desafios e saídas para que sejam garantidos o acesso à educação pública, inclusive e de qualidade, será no Auditório 2 da Casa, a partir das 14h.

Defensora de um ensino universal, a parlamentar se mostra favorável a propostas e oportunidades que não prejudiquem os estudantes e nem acelerem a jornada de ensino.  “Defendo um ensino médio que consiga, de fato, preparar e possibilitar que os estudantes cheguem ao ensino superior, respeitando e preservando as escolhas deles, mas, é claro, que com investimento e ensino de qualidade”, afirma ela.

Para debater o assunto, de grande relevância, principalmente, quando o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aponta para a extinção da oferta do Ensino Médio Regular Noturno na rede estadual de ensino, participam da discussão nomes de peso.

Entre os convidados para a audiência estão a deputada federal Adriana Accorsi (PT); o presidente do Conselho Estadual de Educação, Flávio Roberto de Castro; o mestre em Educação, professor Carlos Abicalil; secretária de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Guelda Andrade; o presidente da União dos dirigentes municipais de Educação de Goiás, Miguel Rodrigues Ribeiro; presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação, Luiz Fernandes Dourado; presidente da União Estadual dos Estudantes de Goiás, Ranilson Ferreira Paiva Júnior; vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes, Wanderson Marques; o presidente da Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB), que também preside o Sindicato dos Professores no Estado de Goiás (Sinpro), Railton Souza; a secretaria Nacional da Juventude do PT, Nádia Garcia; e Samuel Zuncheddu.  Coordenador geral do grêmio estudantil Marco Antônio, do Colégio Lyceu de Goiânia.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.