Educação: Bia de Lima discute valorização da carreira em reunião da CNTE

Bia de Lima falou sobre o trabalho que os servidores da Educação terão ao discutir com o Congresso Nacional a valorização da carreira.

A deputada Bia de Lima (PT), que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), participou nesta quinta-feira, 1, da reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Brasília.

Após análise das conjunturas nacional, estaduais, municipais e distrital das redes de educação pública, foram discutidos o cenário de atualização do Piso Salarial do Magistério com base nas receitas do Fundeb, e apontamentos sobre as lutas, conquistas e os desafios ainda enfrentados pelos trabalhadores em educação.

Bia de Lima falou sobre o trabalho que os servidores da Educação terão ao discutir com o Congresso Nacional a valorização da carreira.

“Sempre que buscamos o Piso Salarial, esbarramos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Precisamos tirar essa trava, porque atrapalha os sindicatos da base nas negociações municipais com os prefeitos, é necessário sair do limite prudencial. Como a Lei do Piso não tem punição e a de responsabilidade fiscal tem, os prefeitos preferem descumprir a nossa lei em razão dos impedimentos impostos pela outra”, afirmou.

A parlamentar ainda ressaltou a luta à frente do Sintego, entidade que defende os profissionais da Educação. “Depois de 17 anos, nós finalmente conseguimos um plano de carreira para os administrativos da Educação de Goiás e agora faremos a revisão do plano dos professores que foi destruído pelo governo. É muita luta, mas estamos sempre prontos para ela”, concluiu Bia de Lima.  

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.