Economia: Bia de Lima propõe alteração na Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar

Segundo Bia de Lima, as alterações têm como objetivo aprimorar a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar (PECAF) no Estado de Goiás

A deputada Bia de Lima (PT) quer que seja estabelecida uma meta progressiva anual de aumento da parcela destinada à aquisição direta da produção dos agricultores familiares, com o objetivo de fortalecer e incentivar a participação desse setor na oferta de alimento para o governo. A medida foi apresentada pela parlamentar por meio de projeto de lei, nesta terça-feira (3/10).

Conforme a proposta, que altera a Lei n° 19.767, que institui a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar, o objetivo é promover a inclusão social e econômica dos agricultores familiares e a prevenção de algumas circunstâncias por meio de medidas como: oferta de programas de capacitação em gestão agrícola, emissão de documentos fiscais e cumprimento de normas fitossanitárias; sistema de alerta agrícola para fornecer informações sobre clima, pragas e doenças agrícolas; criação de linhas de crédito favoráveis para o enfretamento de perdas de produção devido a acidentes naturais ou pragas, entre outras.

Segundo Bia de Lima, as alterações têm como objetivo aprimorar a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar (PECAF) no Estado de Goiás. “As modificações buscam fortalecer e ampliar o apoio ao setor, promovendo a inclusão social e econômica dos agricultores e, ao mesmo tempo, impulsionando o fornecimento de alimentos para o governo com a introdução de meta progressiva de aumento; capacitação e assessoria técnica; simplificação de procedimentos; monitoramento e avalição; promoção de boas práticas agrícolas; incentivo aos jovens; incentivo à diversificação, sistema de alerta agrícola, entre outros”, afirma ela.

“Em suma, as alterações propostas na Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar têm o objetivo de fortalecer o setor agrícola familiar, promovendo benefícios sociais e econômicos substanciais para os agricultores familiares e a sociedade como um todo. Elas reforçam o compromisso do Estado de Goiás com a agricultura familiar e com o desenvolvimento sustentável das áreas rurais do estado”, completa a deputada.

Acesse o link https://abrir.link/G8TJV , faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

A deputada estadual Bia de Lima (PT), que é egressa da primeira turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí (UFJ), celebrou nessa quinta-feira (12/1), os 40 anos do curso, marcado por trajetória de resistência, coragem e projetos de vida que ultrapassam a sala de aula. São quatro décadas formando profissionais que carregam consigo não apenas conhecimento, mas o desejo profundo de construir uma sociedade mais justa, humana e democrática.

“Somos vizinhos de sindicato, de compromissos e de lutas. Estamos há muito tempo enfrentando governos que tentam desmontar nossos sindicatos, nossas carreiras, nossas estruturas, nossas lutas. Mas, sindicato é instrumento de luta e não é pra gente fraca, é pra quem tem coragem de brigar com qualquer um que chegar. Temos que estar prontos pra defender os nossos trabalhadores e as nossas categorias”, afirmou a deputada.

“Infelizmente, a matéria foi aprovada, com apenas 9 votos contrários, incluindo o meu. Agora, será cobrado 30% de cada dependente do Ipasgo. Lamento muito essa situação que vai destruir o plano de saúde dos servidores públicos de Goás. A base do governo em peso votou contra você, contra o povo goianoa. Que você se lembre disso o ano que vem quando eles forem pedir o seu voto”, alertou a parlamentar.