“Diga não ao abuso infantil”, Bia de Lima propõe campanha permanente de apoio às vítimas de violência sexual

Ainda dentro do projeto, também será criada a corrida “Rede de Proteção: diga não ao abuso infantil” a ser realizada na semana que compreende o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou projeto de lei que institui a campanha permanente de atendimento e apoio às crianças e adolescentes vítimas de abuso ou violência sexual, denominada “Rede de proteção: diga não ao abuso infantil”.

Para a parlamentar, “a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes são responsabilidades fundamentais de qualquer sociedade e a realidade de abusos e violência sexual contra esse grupo vulnerável é um problema grave e persistente, que requer ações concretas e eficazes para garantir a segurança e a dignidade desses jovens”.

Segundo Bia, a campanha visa oferecer um suporte contínuo e estruturado para a prevenção e o combate a esses crimes, além de promover a conscientização sobre a prevenção de abusos e violências sexuais, por meio da produção e distribuição me materiais educativos e informativos, bem como um esforço para educar a população de forma geral.

“A conscientização é fundamental para prevenir futuros casos e para assegurar que as vítimas e suas famílias saibam como buscar ajuda e apoio”, afirma Bia de Lima.

Conforme a proposta, a campanha deve ser realizada de forma contínua, durante todo o ano civil, em instituições públicas e privadas de ensino da educação básica e em estabelecimentos frequentados por crianças e adolescentes no âmbito estadual.

Entre as finalidades da campanha estão oferecer atendimento humanizado às crianças e adolescentes vítimas de abuso ou violência sexual; garantir respeito à dignidade e à honra das vítimas; assegurar o resguardo da intimidade e da integridade física e psicológica das vítimas. Preservar todos os meios de prova admissíveis em direito, entre outras.

Ainda dentro do projeto, também será criada a corrida “Rede de Proteção: diga não ao abuso infantil” a ser realizada na semana que compreende o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a ser utilizada como estratégia de prevenção e divulgação da campanha de valorização às vítimas.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.