A deputada estadual Bia de Lima (PT), que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), participa como delegada do 35º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Brasília.
A abertura do evento, nessa quinta-feira (15/1), foi marcada por atividades culturais, a participação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos e pela conferência de análise de conjuntura, que contribuiu para a reflexão crítica sobre o cenário político, social e educacional do país.
Ao longo do dia, também foram apreciados e votados os regimentos do Congresso, além de alterações estatutárias, fortalecendo o caráter democrático e organizativo da Confederação.
Outro ponto de destaque no dia, foi a reunião do presidente da CNTE, Heleno Araújo, com o ministro da Educação, Camilo Santana, e dirigentes das principais entidades gestoras da educação no país para discutir o aprimoramento da Lei do Piso do Magistério.
O encontro reuniu representantes da União, dos estados, dos municípios e dos trabalhadores em educação e teve como pauta central a atualização do piso salarial do magistério para 2026. A reunião foi de diálogo construtivo e resultou no consenso de que o novo valor deve assegurar a reposição da inflação, com a garantia de ganho real para os professores de todo o país.
Nesta sexta (16/1), segundo dia de Congresso, as atividades já tiveram início e a programação segue intensa até o período da noite. Entre os painéis previstos, destaca-se a participação da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, que irá dialogar com os congressistas sobre temas fundamentais relacionados à democracia, aos direitos sociais e à educação pública.
O Congresso segue até o próximo dia 18 de janeiro, como um espaço estratégico de debates, deliberações e construção coletiva em defesa da valorização dos trabalhadores da educação e do fortalecimento da CNTE.