Deputada Bia de Lima parabeniza merendeiras vencedoras do “Sabores da Escola”

Foto ilustrativa
“Quero parabenizar todos os merendeiros que participaram do concurso e, principalmente, reconhecer o papel importantíssimo desses trabalhadores dentro das instituições. O trabalho de quem faz a comida nas escolas da rede pública, além de estimular hábitos saudáveis na comunidade escolar, contribui também para o desempenho dos estudantes, sendo essencial na formação e no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos”, afirmou a deputada Bia de Lima.

Foi anunciado nesta quinta-feira (30/10), data em que se comemora o Dia da Merendeira, o resultado do concurso Sabores da Escola, promovido pelo Governo de Goiás, do qual participaram duplas de merendeiros de todas as regiões do estado.

A dupla vencedora é do município de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, com um prato de escondidinho de carne seca. Na sequência ficaram os municípios de Araguapaz, Itaguaru, Jataí e Goiânia.

“Quero parabenizar todos os merendeiros que participaram do concurso e, principalmente, reconhecer o papel importantíssimo desses trabalhadores dentro das instituições. O trabalho de quem faz a comida nas escolas da rede pública, além de estimular hábitos saudáveis na comunidade escolar, contribui também para o desempenho dos estudantes, sendo essencial na formação e no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos”, afirmou a deputada Bia de Lima.

A iniciativa do concurso é do Governo de Goiás. As receitas foram avaliadas conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), priorizando o uso de alimentos in natura ou minimamente processados. Já o júri da competição foi formado por estudantes, representantes da administração pública e dois chefs de cozinha.

O anúncio da dupla vencedora aconteceu no Centro de Eventos Ipê da Secretaria de Estado da Educação.

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.