Saúde: deputada Bia de Lima estabelece programa goiano para insuficiência renal

A iniciativa tem como objetivo promover a saúde renal e o acesso equitativo e de qualidade ao tratamento de hemodiálise para os pacientes com insuficiência renal em Goiás

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira, 3, o projeto de lei que institui o “Programa Goiano de Saúde Renal”. A iniciativa tem como objetivo promover a saúde renal e o acesso equitativo e de qualidade ao tratamento de hemodiálise para os pacientes com insuficiência renal em Goiás.

De acordo com a deputada, a proposta visa promover a justiça social, a igualdade e o direito à saúde para todos os cidadãos de Goiás. “A insuficiência renal é uma condição de saúde crônica que afeta significativamente a qualidade de vida das pessoas e pode levar a complicações graves. Dessa forma, é fundamental que o estado atue pró-ativamente na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado dos pacientes nessa condição”, afirma Bia de Lima.

Conforme a deputada, o Programa Goiano de Saúde Renal também tem relevância econômica significativa. “A insuficiência renal, se não for adequadamente tratada, exige custos elevados com internações hospitalares, tratamentos de emergência e diálise. Esses custos recaem sobre o sistema de saúde pública e os pacientes, muitos dos quais não têm recursos financeiros para arcar com despesas médicas elevadas. Ao investir em políticas de prevenção e tratamento adequado, o programa pode reduzir os gastos públicos em longo prazo, tornando o sistema de saúde mais eficiente e sustentável. Além disso, ao melhorar a qualidade de vida dos pacientes renais, eles têm maior capacidade de participação na força de trabalho, contribuindo para o crescimento econômico do estado”, conclui a parlamentar.

Entre as diretrizes do programa estão: centros de hemodiálise descentralizados em diferentes regiões do estado, visando a redução do deslocamento dos pacientes; oferta de transporte público gratuito ou subsidiado para pacientes; programa de telemedicina para o acompanhamento remoto dos pacientes e consultas médicas; serviços de hemodiálise domiciliar, entre outros.

Acesse o link https://abrir.link/G8TJV , faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

“Precisamos olhar para as pessoas que mais precisam e, principalmente, garantir creches pré-escola, para que as mães tenham condições de deixar os filhos, na certeza de que eles estarão bem cuidados, com alimentação, com profissionais qualificados. Por isso, trabalhamos para que mais e mais creches possam suprir a demanda do município. Tenho feito defendido as políticas públicas para que esse serviço avance e possa beneficiar as famílias de Aparecida”, afirmou ela.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, na próxima segunda-feira (08/06), às 9 horas, no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa …

“Seguimos dialogando com as instituições responsáveis para que os processos avancem e deixem de ficar parados nas gavetas. Também buscamos junto ao INCRA a aceleração dos encaminhamentos necessários para que a reforma agrária avance em Goiás. A terra precisa cumprir sua função social, garantindo oportunidades, geração de renda e justiça para quem vive e trabalha no campo”, afirmou Bia de Lima.