Saúde: deputada Bia de Lima estabelece programa goiano para insuficiência renal

A iniciativa tem como objetivo promover a saúde renal e o acesso equitativo e de qualidade ao tratamento de hemodiálise para os pacientes com insuficiência renal em Goiás

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira, 3, o projeto de lei que institui o “Programa Goiano de Saúde Renal”. A iniciativa tem como objetivo promover a saúde renal e o acesso equitativo e de qualidade ao tratamento de hemodiálise para os pacientes com insuficiência renal em Goiás.

De acordo com a deputada, a proposta visa promover a justiça social, a igualdade e o direito à saúde para todos os cidadãos de Goiás. “A insuficiência renal é uma condição de saúde crônica que afeta significativamente a qualidade de vida das pessoas e pode levar a complicações graves. Dessa forma, é fundamental que o estado atue pró-ativamente na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado dos pacientes nessa condição”, afirma Bia de Lima.

Conforme a deputada, o Programa Goiano de Saúde Renal também tem relevância econômica significativa. “A insuficiência renal, se não for adequadamente tratada, exige custos elevados com internações hospitalares, tratamentos de emergência e diálise. Esses custos recaem sobre o sistema de saúde pública e os pacientes, muitos dos quais não têm recursos financeiros para arcar com despesas médicas elevadas. Ao investir em políticas de prevenção e tratamento adequado, o programa pode reduzir os gastos públicos em longo prazo, tornando o sistema de saúde mais eficiente e sustentável. Além disso, ao melhorar a qualidade de vida dos pacientes renais, eles têm maior capacidade de participação na força de trabalho, contribuindo para o crescimento econômico do estado”, conclui a parlamentar.

Entre as diretrizes do programa estão: centros de hemodiálise descentralizados em diferentes regiões do estado, visando a redução do deslocamento dos pacientes; oferta de transporte público gratuito ou subsidiado para pacientes; programa de telemedicina para o acompanhamento remoto dos pacientes e consultas médicas; serviços de hemodiálise domiciliar, entre outros.

Acesse o link https://abrir.link/G8TJV , faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

A deputada estadual Bia de Lima (PT), que é egressa da primeira turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí (UFJ), celebrou nessa quinta-feira (12/1), os 40 anos do curso, marcado por trajetória de resistência, coragem e projetos de vida que ultrapassam a sala de aula. São quatro décadas formando profissionais que carregam consigo não apenas conhecimento, mas o desejo profundo de construir uma sociedade mais justa, humana e democrática.

“Somos vizinhos de sindicato, de compromissos e de lutas. Estamos há muito tempo enfrentando governos que tentam desmontar nossos sindicatos, nossas carreiras, nossas estruturas, nossas lutas. Mas, sindicato é instrumento de luta e não é pra gente fraca, é pra quem tem coragem de brigar com qualquer um que chegar. Temos que estar prontos pra defender os nossos trabalhadores e as nossas categorias”, afirmou a deputada.

“Infelizmente, a matéria foi aprovada, com apenas 9 votos contrários, incluindo o meu. Agora, será cobrado 30% de cada dependente do Ipasgo. Lamento muito essa situação que vai destruir o plano de saúde dos servidores públicos de Goás. A base do governo em peso votou contra você, contra o povo goianoa. Que você se lembre disso o ano que vem quando eles forem pedir o seu voto”, alertou a parlamentar.