Cultura: deputada Bia de Lima promove exposição fotográfica em homenagem a Goiânia

A mostra poderá ser visitada até o dia 27 de setembro, no Bloco C, da Assembleia Legislativa de Goiás.

Com apoio da deputada Bia de Lima (PT), foi aberta na tarde dessa terça-feira, 17, a exposição “(Re)Descubra Goiânia”, com registros da arquitetura, pontos turísticos da Capital e o cotidiano do goianiense, captados por fotógrafos amadores e profissionais integrantes do coletivo Click Goiânia. A mostra poderá ser visitada até o dia 27 de setembro, no Bloco C, da Assembleia Legislativa de Goiás.

Ao todo, são 30 fotos que permitirão ver a cidade com a atenção que ela merece, revelando detalhes que passam despercebidos por olhares menos atentos de quem transita pela cidade no corre-corre diário.

“É uma honra poder apoiar e receber essa exposição aqui na Assembleia Legislativa de Goiás. É uma oportunidade que a Alego sempre oferece aos artistas para que eles possam divulgar, promover sua arte e perceber seu valor e importância para a cultura, nossa história, para o Poder Legislativo e para Goiânia”, enfatizou a deputada.

*Click Goiânia*
O projeto Click Goiânia surgiu em dezembro de 2017 com a intenção de reunir fotógrafos profissionais e amadores dispostos a registrar as belezas da capital. Mensalmente são promovidas saídas fotográficas, gratuitas, em que os participantes se encontram para explorar e registrar novos lugares sob a perspectiva de novos olhares e, pelo quinto ano, homenageiam Goiânia com seus registros.

De acordo com a organizadora da exposição, a fotógrafa Valéria Batista, o objetivo da mostra é levar o público a caminhar pela cidade, desenvolvendo um olhar mais sensível e mais afetuoso pela nossa terra. “Esperamos que o público, ao ver nossa mostra, tenha a oportunidade de (re)descobrir o quanto nossa capital é encantadora. É preciso vivenciarmos o espaço urbano, valorizarmos e preservarmos nossa cultura e história”, diz.

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.