Cidadania: Bia de Lima requer Passe Livre para estudantes de municípios que ainda não são contemplados

Nova solicitação deve ser encaminhada ao governador Ronaldo Caiado e ao subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Pricinote.

Por meio de requerimento, a deputada estadual Bia de Lima (PT) solicitou a concessão do Passe Livre Estudantil para alunos dos municípios que tenham transporte urbano (médio e grande porte), mas até o momento não foram contemplados com o benefício. Esta é a segunda vez que a parlamentar faz a mesma cobrança. Nova solicitação deve ser encaminhada ao governador Ronaldo Caiado e ao subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Pricinote.

De acordo com Bia, essa é uma demanda trazida pelos próprios estudantes que se queixam sobre os altos custos com passagem para manter os estudos. “A gratuidade da passagem é fundamental para evitar a evasão escolar e vai desonerar as famílias dos estudantes, assegurando as condições mínimas de circulação nos municípios onde moram e estudam e evita a evasão escolar”, defende a deputada.

“O programa do Passe Livre Estudantil atende uma demanda generalizada da população brasileira e visa a contribuir com a melhoria do ensino, não somente porque tende a aumentar a frequência dos alunos em sala de aula, como estimula os municípios a ofereceram à população escolas mais próximas da residência deles”, disse a deputada.

A deputada justifica a solicitação afirmando que “o acesso à escola em todas as faixas etárias e à qualificação profissional dos jovens e adultos deixaram de ser uma aspiração apenas dos mais ricos e das famílias de classe média para se tornar uma preocupação de todas as famílias, talvez este seja um dos grandes avanços da sociedade brasileira nos últimos tempos. A nossa Constituição Federal de 1988 também garante o direito ao transporte. Acredito que essa seja uma medida extremamente importante no sentido de apoiar os estudantes nas formações educacionais e profissionais”, diz.

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.