Cidadania: Bia de Lima requer Passe Livre para estudantes de municípios que ainda não são contemplados

Nova solicitação deve ser encaminhada ao governador Ronaldo Caiado e ao subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Pricinote.

Por meio de requerimento, a deputada estadual Bia de Lima (PT) solicitou a concessão do Passe Livre Estudantil para alunos dos municípios que tenham transporte urbano (médio e grande porte), mas até o momento não foram contemplados com o benefício. Esta é a segunda vez que a parlamentar faz a mesma cobrança. Nova solicitação deve ser encaminhada ao governador Ronaldo Caiado e ao subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Pricinote.

De acordo com Bia, essa é uma demanda trazida pelos próprios estudantes que se queixam sobre os altos custos com passagem para manter os estudos. “A gratuidade da passagem é fundamental para evitar a evasão escolar e vai desonerar as famílias dos estudantes, assegurando as condições mínimas de circulação nos municípios onde moram e estudam e evita a evasão escolar”, defende a deputada.

“O programa do Passe Livre Estudantil atende uma demanda generalizada da população brasileira e visa a contribuir com a melhoria do ensino, não somente porque tende a aumentar a frequência dos alunos em sala de aula, como estimula os municípios a ofereceram à população escolas mais próximas da residência deles”, disse a deputada.

A deputada justifica a solicitação afirmando que “o acesso à escola em todas as faixas etárias e à qualificação profissional dos jovens e adultos deixaram de ser uma aspiração apenas dos mais ricos e das famílias de classe média para se tornar uma preocupação de todas as famílias, talvez este seja um dos grandes avanços da sociedade brasileira nos últimos tempos. A nossa Constituição Federal de 1988 também garante o direito ao transporte. Acredito que essa seja uma medida extremamente importante no sentido de apoiar os estudantes nas formações educacionais e profissionais”, diz.

O evento, que é um espaço essencial de diálogo e construção coletiva, teve como foco o debate, a formulação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres da capital.

A Vila Concórdia deu mais um passo importante rumo à regularização fundiária. Com a presença da deputada estadual Bia de Lima, do …

Conforme a propositura da parlamentar, a política mencionada deve ser norteada pelos princípios da sustentabilidade, inclusão social e inovação, buscando promover um desenvolvimento equitativo e duradouro para todas as regiões do estado.