“Boas expectativas sobre a jornada de trabalho”, diz Bia de Lima sobre diálogos com a Seduc

De acordo com a deputada estadual Bia de Lima (PT), que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), há um diálogo em construção com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, com o objetivo de reduzir a jornada de trabalho dos professores da Rede Estadual de Ensino.

De acordo com a deputada estadual Bia de Lima (PT), que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), há um diálogo em construção com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, com o objetivo de reduzir a jornada de trabalho dos professores da Rede Estadual de Ensino.

Durante o uso da tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira (6/11), a parlamentar afirmou que são boas as expectativas sobre o retorno da jornada de 32 para 28 horas.

“Estamos esperando uma boa notícia sobre a jornada de trabalho, para que ao invés de terem 32 aulas, voltem a ter, pelo menos, 28 aulas. Estamos trabalhando nessa expectativa e, penso que nos próximos dias, teremos condições de anunciar esse novidade para o ano letivo de 2026”, afirmou a deputada.

Segundo Bia, a redução de aulas impacta diretamente na qualidade de vida dos professores da rede pública estadual de Educação. “Nós precisamos fazer com que a lei seja cumprida e os professores tenham condições de preparar suas aulas, de atender os alunos, sem que haja essa sobrecarga de trabalho que está adoecendo a nossa categoria”, pontuou a deputada.

Contudo, a deputada celebrou uma boa notícia. Conforme sua fala, saiu no último dia 22 de outubro, o decreto que dá início ao enquadramento ao pessoal administrativo da Educação, para garantir melhores condições de respeito à formação e valorização desses profissionais.

“Precisamos olhar para as pessoas que mais precisam e, principalmente, garantir creches pré-escola, para que as mães tenham condições de deixar os filhos, na certeza de que eles estarão bem cuidados, com alimentação, com profissionais qualificados. Por isso, trabalhamos para que mais e mais creches possam suprir a demanda do município. Tenho feito defendido as políticas públicas para que esse serviço avance e possa beneficiar as famílias de Aparecida”, afirmou ela.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, na próxima segunda-feira (08/06), às 9 horas, no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa …

“Seguimos dialogando com as instituições responsáveis para que os processos avancem e deixem de ficar parados nas gavetas. Também buscamos junto ao INCRA a aceleração dos encaminhamentos necessários para que a reforma agrária avance em Goiás. A terra precisa cumprir sua função social, garantindo oportunidades, geração de renda e justiça para quem vive e trabalha no campo”, afirmou Bia de Lima.