Homenagem: Bia de Lima solicita entrega da comenda Berenice Artiaga no próximo mês de março

Segundo a deputada, está é a maior honraria do mérito legislativo de Goiás.

Por meio de requerimento, apresentado nesta terça-feira, 20, a deputada Bia de Lima (PT) solicitou os procedimentos administrativos necessários para a realização da entrega da Comenda Berenice Teixeira Artiaga, em sessão solene no dia 21 de março de 2024. Maior honraria do mérito legilstativo, a comenda também será uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

“Essa é a maior honraria possível do legislativo. É uma homenagem que nós queremos oferecer a mulheres que têm tido uma importância, uma relevância, no nosso estado e tanto eu, quanto os demais deputados, escolheremos os nomes das mulheres que serão prestigiadas”, disse ela.

“Desta forma, como no dia 8 de março também é celebrado o Dia Internacional da Mulher, estamos fazendo uma sugestão de data para a entrega da homenagem, para que possamos destacar mulheres que têm feito a diferença na nossa história e no nosso estado”, completa Bia de Lima.  

Comenda Berenice Artiaga
A Comenda Berenice Teixeira Artiaga foi instituída na Alego por meio da Resolução nº 993, do dia 17 de fevereiro de 1998, para homenagear mulheres atuantes no estado. É concedida uma vez por ano, sempre em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Quem foi Berenice Teixeira Artiaga
Berenice Teixeira Artiaga nasceu em 29 de janeiro de 1916, em Santa Cruz de Goiás, e faleceu em 8 de maio de 2012. Foi professora e funcionária pública. Em 1959 foi nomeada tabeliã, por concurso público, no 4º Tabelionato de Notas, em Goiânia, onde ficou até 1962. A partir de 1966 assumiu a assessoria fazendária da Prefeitura do Distrito Federal.

Na política, Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher a chegar ao Parlamento na 2ª Legislatura (1951-1955), incluída na chapa do PSD, após o assassinato do seu esposo, Getulino Artiaga, no município de Nova Aurora.

Reeleita para a 3ª Legislatura (1955-1959), Berenice compôs a Mesa Diretora, ocupando a 1ª Secretaria (1956-1957); e a 4ª Secretaria (1958-1959).

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.