Bia de Lima requer celeridade em análises de concessão de pensão especial para pessoas com hanseníase

Segundo a parlamentar, é de conhecimento público que muitos requerentes aguardam há longos períodos pela apreciação de seus pedidos, o que agrava a situação de vulnerabilidade social e econômica enfrentada por esse grupo, composto majoritariamente por pessoas idosas, com limitações físicas e que sofreram graves violações de direitos humanos.

Por meio de requerimento encaminhado à ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, a deputada estadual Bia de Lima (PT) solicitou a adoção das providências possíveis para garantir a celeridade na análise dos processos referentes à concessão da pensão especial às pessoas atingidas pela hanseníase.

Segundo a parlamentar, é de conhecimento público que muitos requerentes aguardam há longos períodos pela apreciação de seus pedidos, o que agrava a situação de vulnerabilidade social e econômica enfrentada por esse grupo, composto majoritariamente por pessoas idosas, com limitações físicas e que sofreram graves violações de direitos humanos.

“A morosidade na tramitação desses processos contraria os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da eficiência administrativa e da razoável duração do processo previstos na Constituição Federal”, afirma a deputada.

É importante salientar que, desde 2007, as pessoas com hanseníase e que foram submetidas a isolamento e internação compulsória têm o direito à pensão vitalícia. Por isso, a parlamentar pede a celeridade no deferimento dos processos de pensão, assegurando o cumprimento efetivo da legislação e a reparação justa e tempestiva às pessoas acometidas pela doença.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.