Bia de Lima recebe ofícios do Gaepe para melhorias da educação infantil em Goiás

“Defender a primeira infância é defender o futuro do nosso estado. Não podemos permitir que milhares de crianças fiquem sem acesso à creche ou à pré-escola. Vamos trabalhar juntos para buscar soluções concretas e cobrar os investimentos necessários”

A deputada estadual Bia de Lima recebeu, nesta quarta-feira,17/09, dois ofícios do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação (Gaepe), resultado de uma construção coletiva voltada à defesa da primeira infância.

Em um dos documentos, foi destacada a necessidade urgente de ampliar o atendimento na educação infantil, com a construção de 396 novas creches e a ampliação de 23 unidades já existentes. No outro, o Gaepe solicita a realização de uma audiência pública para aprofundar o debate sobre o tema.

De acordo com dados do Gaepe Brasil, atualmente 39.155 crianças em Goiás estão sem vagas em creches, enquanto outras 6.821 em idade de pré-escola ainda não frequentam escolas. O custo estimado para atender à demanda é de mais de R$ 2,1 bilhões, utilizando o modelo do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Para a deputada Bia de Lima, o trabalho coordenado entre União, Estado e municípios é essencial para garantir o direito constitucional à educação infantil, previsto também no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Defender a primeira infância é defender o futuro do nosso estado. Não podemos permitir que milhares de crianças fiquem sem acesso à creche ou à pré-escola. Vamos trabalhar juntos para buscar soluções concretas e cobrar os investimentos necessários”, afirmou a deputada.

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Goiânia, que faz parte do Gaepe, seguirá acompanhando a pauta e oferecendo subsídios técnicos para fortalecer políticas públicas eficientes e de qualidade voltadas à primeira infância.

Participaram da reunião a professora Ester Carvalho (Uncme seccional Goiás), professor Márcio Carvalho (Uncme-GO), ⁠Dr. Célio Natal – Associação dos Procuradores Municipais do Estado de Goiás (APMEGO), ⁠Dra. Vanessa Goulart Barbosa (MPGO), Conselheiro Fabrício Motta (TCM-GO), ⁠professora Telma Aparecida (Forum Goiano Educação Infantil), professora Cíntia (Undime-GO), professor Jaime Ricardo (SME Goiânia), Daniel kenji Sano – Defensoria Pública-GO

“O nosso trabalho em prol das mulheres é diário, estamos fazendo da Assembleia Legislativa de Goiás um espaço para respeitar as mulheres, para fazer da política a oportunidade de trazer políticas públicas que garantam vida digna ao nosso povo”, completou.

“Sinto-me feliz e emocionada de saber que estamos conseguindo fazer a diferença na vida da comunidade escolar de Itapuranga, justamente, por ter passado a vida inteira do mesmo lado que vocês, eu sou professora, sou da Educação”, disse a deputada durante a entrega da emenda.

“Todos sabem que o presidente Lula tem atitudes diplomáticas e republicanas com todos os governadores do país e não é diferente com o governo de Goiás. Contudo, a responsabilidade técnica, a responsabilidade orçamentária que o governo federal tem de cumprir rigorosamente os preceitos legais, tem dificultado a chegada de verbas ao Hospital Cora. Isso foi muitas vezes relembrado, em decorrência da opção do governo de Goiás por não fazer a licitação para a obra”, afirmou Bia.