Bia de Lima propõe implantação de espaços de lazer para a 3ª idade nos programas habitacionais de Goiás

“A busca é pela promoção de bem-estar dos idosos que, muitas vezes, são marginalizados na execução das políticas públicas e pelos próprios membros da sociedade”, afirma a parlamentar.

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (16), a deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a implantação de espaços de lazer aparelhados para atividades da terceira idade nos programa habitacionais da Agência Goiana de Habitação (Agehab).

De acordo com a parlamentar, a proposta visa proporcionar o acesso das pessoas idosas às atividades de lazer, de forma a proporcionar a integração do grupo à sociedade e valorização desses cidadãos como parte ativa da vida comunitária.

“A busca é pela promoção de bem-estar dos idosos que, muitas vezes, são marginalizados na execução das políticas públicas e pelos próprios membros da sociedade”, afirma a parlamentar.

Ainda segundo o projeto, o art. 4°, inciso XXII, da Lei Estadual n° 13.463, de 31 de maio de 1999, que estabelece a Política Estadual do Idoso, dispõe com relação ao incitamento da criação na infraestrutura urbana existente de modificações que propiciem melhor qualidade de vida aos idosos.

Outro ponto de destaque e atenção é que a Constituição estabelece, também, o lazer como direito social dos cidadãos brasileiros que, como tal, deve ser promovido e assegurado a toda a sociedade. Trata-se, nesse sentido, de elemento fundamental na formação dos indivíduos e em seu convívio em comunidade, visando o pleno desenvolvimento social e o fomento de relações interpessoais.

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.