Bia de Lima promove sessão solene em homenagem a profissionais administrativos da Educação de Goiás na Alego

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, na próxima segunda-feira (08/06), às 9 horas, no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), uma Sessão Solene em Homenagem aos Profissionais Administrativos da Educação Pública do Estado de Goiás. Durante a cerimônia, serão entregues Certificados de Mérito Legislativo a 154 trabalhadores e trabalhadoras que contribuem diariamente para o funcionamento das unidades educacionais e para a garantia do direito à Educação.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a importância dos profissionais administrativos que atuam nas redes públicas de ensino, desempenhando funções essenciais para o funcionamento das escolas e para o atendimento à comunidade escolar. Entre os homenageados, está a presidente do Sindicato Nacional dos Auxiliares Técnicos da Educação (Sinaeego), Wânia Aparecida Silva Lopes, que receberá a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento goiano.

Para Bia de Lima, a valorização da Educação passa pelo reconhecimento de todos os profissionais que fazem a escola acontecer diariamente. A parlamentar ressalta que a sessão solene simboliza uma trajetória de luta em defesa dos direitos dos profissionais administrativos da Educação. Ao longo do mandato, Bia tem atuado em pautas relacionadas à valorização da carreira, à melhoria das condições de trabalho, à defesa de reajustes salariais e ao fortalecimento das políticas voltadas aos trabalhadores da categoria.

“Tenho muito orgulho de caminhar ao lado dos profissionais administrativos da Educação. São trabalhadores e trabalhadoras que historicamente lutam por valorização, pelo fortalecimento de seus planos de carreira e por melhores condições salariais. No Parlamento, temos levantado essas bandeiras porque entendemos que defendê-las também significa defender todos aqueles que fazem a escola funcionar todos os dias.”, afirma.

Entre os homenageados da solenidade também estarão profissionais administrativos aposentados, em reconhecimento à contribuição histórica que deram à construção e ao fortalecimento da Educação pública goiana ao longo de suas trajetórias. “Da mesma forma, seguimos firmes na luta pelo fim da cobrança dos 14,25% dos aposentados e aposentadas, uma injustiça que penaliza quem dedicou a vida inteira ao serviço público e à Educação”, ressalta a deputada.

A sessão contará com a presença de representantes de entidades educacionais, sindicais e parlamentares, entre eles a vereadora por Goiânia e presidenta do Sintego, professora Ludmylla Moraes; a vice-diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação em Goiás (ANPAE-GO), professora Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita; e o secretário de Funcionários da Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), José Valdivino de Moraes. Também são esperadas autoridades estaduais e municipais, além de representantes de entidades ligadas à defesa da Educação pública. A solenidade integra a atuação permanente da deputada Bia de Lima em defesa da valorização dos trabalhadores da Educação e do fortalecimento das políticas públicas voltadas à construção de uma escola pública democrática, inclusiva e de qualidade.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.