Bia de Lima promove audiência pública para debater novo Plano Estadual de Educação de Goiás nesta quarta-feira (27)

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, nesta quarta-feira (27/05), às 14h, no Auditório Francisco Gedda da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a audiência pública sobre o Plano Estadual de Educação de Goiás – PEE/GO (2025-2035). O encontro reunirá representantes do poder público, profissionais da Educação, entidades representativas, conselhos e sociedade civil para discutir metas e estratégias voltadas ao fortalecimento das políticas educacionais no estado.

A audiência pública busca ampliar o diálogo sobre os desafios educacionais do estado para a próxima década, abordando temas como financiamento da Educação, valorização profissional, acesso e permanência dos estudantes, combate às desigualdades educacionais, infraestrutura escolar e fortalecimento da gestão democrática. A proposta também visa garantir ampla participação popular na elaboração do novo Plano Estadual de Educação, instrumento que orientará as políticas educacionais goianas entre 2025 e 2035. Além disso, a audiência busca contribuir para o desenvolvimento dos planos municipais de Educação das cidades goianas.

A iniciativa integra a atuação permanente da parlamentar em defesa da Educação pública, democrática e de qualidade. Presidenta da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e dirigente licenciada do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima atua em pautas ligadas à valorização dos profissionais da área, ao fortalecimento do financiamento educacional, à garantia de direitos dos trabalhadores da rede pública, ao cumprimento das metas educacionais previstas em lei, à ampliação dos investimentos no setor e ao fortalecimento do Fundeb.

Em março deste ano, o trabalho da deputada também contribuiu para a construção e o lançamento de uma “Cartilha Cidadã da Educação” na Alego. O material foi elaborado com o objetivo de orientar e apresentar as regras necessárias para as adequações nas cidades goianas ao novo plano.

Segundo a deputada, o PEE/GO precisa ser construído ouvindo quem vive diariamente a realidade das escolas públicas goianas. “O Plano Nacional de Educação é um instrumento fundamental de planejamento de longo prazo. Ele estabelece metas claras para a ampliação do acesso, a melhoria da qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da Educação. Ao definir diretrizes para a próxima década, o plano cria um horizonte de estabilidade e compromisso que precisa orientar políticas públicas consistentes e investimentos adequados”, destaca.

Também compõem a mesa da audiência a presidenta do Fórum Estadual de Educação de Goiás (FEEGO), a professora Lueli Nogueira; o presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Luiz Dourado; a secretária de Imprensa e Divulgação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Iêda Leal de Souza, dentre outros representantes de entidades ligadas à Educação.

A audiência pública será realizada no Auditório Francisco Gedda, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, no Park Lozandes, em Goiânia. A participação é aberta ao público.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.