Bia de Lima pede aumento das gratificações para gestores das escolas

Hellenn Reis/Alego

Após a aprovação da gratificação de regência para os professores pela Assembleia Legislativa, a deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou requerimento durante a sessão extraordinária convocada logo após a abertura da 20° Legislatura, solicitando o aumento das gratificações para os gestores das unidades escolares da rede estadual de educação.

De acordo com a parlamentar, ela foi procurada por diversos professores que solicitaram tal aumento, visto que não foi aplicado, de forma correta, o reajuste do piso salarial da categoria.

“O profissional que forma todos os demais profissionais deveria ser o mais bem pago do país. Este tipo de pagamento sequer deveria ser uma discussão, uma vez que a educação deveria ser tratada de forma prioritária no âmbito nacional, estadual e municipal”, afirma Bia de Lima.

Ainda de acordo com a deputada, “os professores são um fator essencial para uma educação de qualidade no país. Por isso, é fundamental que haja vontade política para estruturar uma carreira mais atraente para essa profissão, com maior remuneração e progressão ao longo dos anos atrelada ao desenvolvimento profissional e à aprendizagem dos alunos. É preciso valorizar o profissional responsável por auxiliar o país a dar um salto em seu desenvolvimento social e econômico”, conclui.

Na mesma oportunidade, Bia também apresentou requerimento solicitando intervenções urgentes na GO-182, no trecho entre os municípios de Jataí e Serranópolis, para a recuperação da rodovia, além de um redutor de velocidade.

De acordo com Bia, a rodovia apresenta trânsito intenso de veículos leves e pesados e, em razão das chuvas, fica sujeita a diversos danos como valas e crateras.

“As circunstâncias dificultam a trafegabilidade e o acesso às propriedades rurais, além do escoamento de insumos, sobretudo aqueles provenientes da agricultura familiar”, finalizou a deputada.

“As pessoas precisam entender que educar um filho não é espancar, especialmente, em razão das educações anteriores. Essa é a nova dinâmica de educar, sem bater, mas isso inclui também a construção de limites, para que não cresçam crianças sem parâmetros e regras. As escolas estão sofrendo muito com isso. Em muitos desses casos de ataques e violências nas escolas, o histórico das pessoas envolve questões dessa natureza”, aponta Bia de Lima.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do Sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

O foco da discussão foi a situação da Mineradora Serra Verde, localizada em Minaçu, no Norte goiano. O empreendimento é considerado a primeira operação comercial de terras raras do Brasil e tem sido alvo de preocupação após apontamentos de órgãos ambientais sobre possíveis impactos em córregos da região, falhas no monitoramento da água e irregularidades relacionadas à atividade minerária.