Bia de Lima pede aumento das gratificações para gestores das escolas

Hellenn Reis/Alego

Após a aprovação da gratificação de regência para os professores pela Assembleia Legislativa, a deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou requerimento durante a sessão extraordinária convocada logo após a abertura da 20° Legislatura, solicitando o aumento das gratificações para os gestores das unidades escolares da rede estadual de educação.

De acordo com a parlamentar, ela foi procurada por diversos professores que solicitaram tal aumento, visto que não foi aplicado, de forma correta, o reajuste do piso salarial da categoria.

“O profissional que forma todos os demais profissionais deveria ser o mais bem pago do país. Este tipo de pagamento sequer deveria ser uma discussão, uma vez que a educação deveria ser tratada de forma prioritária no âmbito nacional, estadual e municipal”, afirma Bia de Lima.

Ainda de acordo com a deputada, “os professores são um fator essencial para uma educação de qualidade no país. Por isso, é fundamental que haja vontade política para estruturar uma carreira mais atraente para essa profissão, com maior remuneração e progressão ao longo dos anos atrelada ao desenvolvimento profissional e à aprendizagem dos alunos. É preciso valorizar o profissional responsável por auxiliar o país a dar um salto em seu desenvolvimento social e econômico”, conclui.

Na mesma oportunidade, Bia também apresentou requerimento solicitando intervenções urgentes na GO-182, no trecho entre os municípios de Jataí e Serranópolis, para a recuperação da rodovia, além de um redutor de velocidade.

De acordo com Bia, a rodovia apresenta trânsito intenso de veículos leves e pesados e, em razão das chuvas, fica sujeita a diversos danos como valas e crateras.

“As circunstâncias dificultam a trafegabilidade e o acesso às propriedades rurais, além do escoamento de insumos, sobretudo aqueles provenientes da agricultura familiar”, finalizou a deputada.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.