Bia de Lima defende valorização para trabalhadores da Educação de Goiânia e apoia greve da categoria

Presidente licenciada do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a deputada afirmou que a greve é resultado de diversos pontos que precisariam de atenção na área. Ela destacou a desvalorização dos técnicos administrativos e a contratação de temporários em detrimento de aprovados em concurso público.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) repercutiu o início da greve dos profissionais da Educação municipal de Goiânia, durante o pequeno expediente da sessão ordinária desta terça-feira (12/5). Na ocasião, a parlamentar defendeu a mobilização e cobrou que as demandas da categoria sejam atendidas.

Presidente licenciada do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a deputada afirmou que a greve é resultado de diversos pontos que precisariam de atenção na área. Ela destacou a desvalorização dos técnicos administrativos e a contratação de temporários em detrimento de aprovados em concurso público.

Segundo ela, após a posse de Sandro Mabel (UB) como prefeito, o Sintego esperou um ano para apresentar as suas demandas ao gestor, pensando em dar tempo para que ele “colocasse as contas em dia”. No início de 2026, detalhou, foi apresentado um documento com as reinvindicações.

“Aguardamos um ano e cinco meses para negociar e evitar que fosse necessário paralisar as atividades. O esforço foi em vão”, lamentou. A petista declarou que a greve tem como foco garantir que os profissionais tenham “condições dignas de trabalho”.

Antes de encerrar a sua fala, Bia de Lima revelou que se reuniu, ontem, com o prefeito de Goiânia em exercício, vereador Anselmo Pereira, e a secretária municipal de Governo, Sabrina Garcez, para tratar sobre o tema. Além disso, contou que será elaborada uma proposta concreta a ser apresentada a Mabel quando ele voltar de viagem.

“Nosso esforço continuará sempre pelo diálogo e pela solução, mas, principalmente, para o resultado efetivo da pauta dos profissionais da Educação. É isso que nos move. Continuemos na luta”, finalizou.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.