Bia de Lima coordena plenária sindical de trabalhadores em Educação na Alego

A deputada Bia de Lima (PT) participou neste final de semana da Plenária Sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO), do qual ela também é presidenta, que foi realizado no auditório Carlos Vieira, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O encontro homenageia o professor Arquidones Bites Leão Leite, que foi dirigente do sindicato durante duas gestões e faleceu precocemente há um mês.

O evento, que teve a presença de mais de 300 delegados das 36 regionais sindicais da entidade representativa em todo o estado, discutiu diversos assuntos relativos à educação como o Novo Fundeb; o piso salarial na carreira dos professores; carreira dos trabalhadores administrativos; revogação do Novo Ensino Médio (NEM); gestão democrática das escolas; segurança e cultura de paz nas escolas e, os desafios de ser aposentado em Goiás.

Durante o encontro também foram aprovadas demandas sindicais específicas, como o plano de lutas da categoria e projetos da entidade. Advogados do sindicato também fizeram explanações e esclarecimento aos participantes sobre a situação do Ipasgo e a luta para que o plano de saúde dos servidores públicos não seja privatizado.

Segundo Bia, “são essas pessoas, os sindicalistas, que se dedicam incansavelmente na luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores. A tarefa é fortalecer essa categoria diariamente não apenas dentro das escolas, mas também na ocupação de espaços políticos”.

Na ocasião, a deputada reforçou a importância da valorização dos professionais da Educação em Goiás. Como presidenta da Comissão de Educação da Casa, ela também ressaltou as ações realizadas desde que assumiu o grupo, principalmente, com o objetivo de avançar nas conquistas para a categoria no estado.

Participaram ainda da Plenária Sindical do Sintego 2023 a delegada e deputada federal Adriana Accorsi (PT), a Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualde Racial e o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e assessor da Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“Eu tomei conhecimento de que o Ipasgo não está oferecendo o DIU para ser instalado nas mulheres. É preciso que o plano de saúde atenda completamente às usuárias, principalmente, quando se trata da saúde das mulheres. Eu entendo que isso é um baita atraso”, afirmou Bia.

Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/6), a deputada estadual Bia de Lima (PT) criticou a falta de transparência no programa IA contra o crime, que usa inteligência artificial no monitoramento de ações criminosas. Os contratos que tinham como objetivo a expansão do programa foram suspensos pela Justiça de Goiás na semana passada.

“As mulheres estão cada vez mais dominando os debates e discussões políticas e é justamente esse o lugar que devemos ocupar: o do protagonismo e do conhecimento! É sempre importante reforçamos o nosso compromisso com a participação política e o apoio do nosso mandato a quem deseja seguir nesse caminho”, afirmou a deputada.