Bia de Lima cobra fim do desconto de 14,25% para aposentados/as e exige cumprimento de promessas do Governo de Goiás

Durante a fala, Bia de Lima enfatizou o impacto direto da cobrança na vida destes servidores. “Os aposentados das outras categorias, fundamentalmente os da Educação, têm sofrido barbaramente pelo fato de não terem a isenção e continuarem pagando 14,25% todo santo mês”, afirmou.

Em pronunciamento no plenário, a deputada Bia de Lima questionou o líder do Governo na Casa, deputado Talles Barreto, sobre a ausência dos/as aposentados/as nas medidas anunciadas recentemente pelo governador para valorização de profissionais da segurança pública. A parlamentar destacou que segue aguardando o cumprimento de promessas feitas pelo Governo Estadual relacionadas à contribuição previdenciária de 14,25% cobrada sobre aposentadorias e pensões.

Segundo a deputada, em 2024 foi anunciada a criação de uma linha de corte de R$ 4.500 para isenção da cobrança. Posteriormente, em 2025, houve a promessa de ampliação da isenção para quem recebe até R$ 5 mil – medidas que, até o momento, não foram efetivadas.

Durante a fala, Bia de Lima enfatizou o impacto direto da cobrança na vida destes servidores. “Os aposentados das outras categorias, fundamentalmente os da Educação, têm sofrido barbaramente pelo fato de não terem a isenção e continuarem pagando 14,25% todo santo mês”, afirmou.

A deputada ressaltou que o desconto compromete a qualidade de vida de servidores que já contribuíram durante décadas com o Estado. “Esse dinheiro poderia estar pagando remédios, ajudando os familiares, ajudando um neto a se formar, auxiliando numa reforma da residência ou até mesmo possibilitando uma viagem. São pessoas que trabalharam uma vida inteira”, declarou.

Em seu pronunciamento, a parlamentar pediu que a matéria seja encaminhada à Assembleia Legislativa para discussão e votação. Bia, ainda, defendeu a ampliação da faixa de isenção para aposentados que recebem valores abaixo do teto previdenciário estadual.

“Que possa ser pelo menos R$ 5 mil, R$ 6 mil, R$ 7 mil, porque hoje o teto é de R$ 8.187. Esse é o meu pedido em nome de todos os aposentados do Estado, tanto da Educação quanto das outras categorias”, afirmou.

A cobrança reforça uma pauta histórica defendida pelos/as aposentados/as da rede estadual. Em março deste ano, mais de 500 aposentados e aposentadas participaram de um grande ato realizado na Praça Cívica, em Goiânia, exigindo o fim do desconto previdenciário aplicado desde 2020 sobre os benefícios dos servidores da reserva.

Ao encerrar sua fala na tribuna, a parlamentar afirmou confiar que o pleito será levado ao governador. “Tenho certeza de que essa reivindicação chegará ao governador Daniel, porque essa não é apenas uma pauta política, mas uma questão de justiça com quem dedicou a vida ao serviço público em Goiás”, concluiu.

“A Assembleia não pode impedir que o Ministério Público Eleitoral e o TRE cumpram seu papel por meio de um decreto legislativo. É uma covardia. Eu tenho plena certeza que o TRE não acatará esta medida, esse decreto legislativo. O TRE cumpra seu papel, porque isso que a Assembleia Legislativa está fazendo não tem amparo legal”, declarou.

“No início da gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, estivemos juntos em reunião e, naquele momento, levei para ele a proposta para que os servidores públicos municipais tivessem um direcionamento, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Esta é uma importante conquista para a categoria. Moradia é direito de todos. Então seguimos trabalhando diariamente pela classe trabalhadora e pela nossa dignidade”, afirmou a deputada.

“O presidente Lula esteve em Goiás e foi ótimo. Quem diz que ele tem medo e não anda no meio dos goianos ficou frustrado, pois ele mostrou e provou que tem feito um excelente trabalho pelo nosso estado. O presidente foi recebido com o maior carinho e apreço em Catalão e em Rio Verde, isso foi muito importante”, afirmou ela.