Mulheres de destaque: Deputada Bia de Lima homenageia professora e advogada com a Comenda Berenice Artiaga

A partir de iniciativa da deputada Bia de Lima, por meio do Requerimento nº 2784/2024, a Assembleia Legislativa de Goiás entregou hoje, 21, a Comenda Berenice Teixeira Artiaga a mulheres de destaque em Goiás. Maior honraria concedida pela Casa, as homenageadas foram indicadas pelos parlamentares por serviços prestados às mais diversas áreas.

A partir de iniciativa da deputada Bia de Lima, por meio do Requerimento nº 2784/2024, a Assembleia Legislativa de Goiás entregou hoje, 21, a Comenda Berenice Teixeira Artiaga a mulheres de destaque em Goiás. Maior honraria concedida pela Casa, as homenageadas foram indicadas pelos parlamentares por serviços prestados às mais diversas áreas.

“Assim que cheguei a esta Casa de Leis pude compreender a plenitude da mais alta Comenda que o poder legislativo pode conceder. Como primeira parlamentar de Goiás, Berenice Artiaga deu contribuições importantes de como as mulheres podem galgar e construir uma sociedade”, afirmou a parlamentar.

Na ocasião, Bia de Lima lembrou que nesta semana assumiu a Procuradoria Especial da Mulher da Alego e falou sobre a responsabilidade do cargo. “Nesta semana assumi a Procuradoria da Mulher da Alego, uma grande responsabilidade. É um espaço para continuarmos mostrando a relevância das mulheres em todos os locais, sendo enaltecidas, prestigiadas e mostrando sua competência em todas as instâncias e poderes”, disse a deputada.

Ainda da tribuna, Bia de Lima ressaltou a trajetória das mulheres homenageadas por ela, as professoras Elita Maria Carvalho Lima, de Jataí, e Gláucia Maria Teodoro Reis, de Goiânia.

De acordo com a deputada, ambas exercem papeis extraordinários, com garra e coragem, sendo exemplo para todas as mulheres de Goiás. “Quando eu comecei a perceber a política, as lutas, a Elita já era uma referência, e uma professora extraordinária. Assim como a Dra. Gláucia, que além de professora é uma advogada fantástica, sempre na luta pelas pautas femininas e na defesa das mulheres de Goiás. Para nós é um orgulho, porque essas mulheres no seu tempo, vêm dando cada vez mais oportunidades para outras”, afirmou Bia de Lima

Veja quem são as homenageadas:

Elita Maria de Carvalho Lima, natural de Jataí, professora de português, formou toda uma geração de jataienses, foi vereadora por dois mandatos e a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Jataí. Foi secretária de Cultura de Jataí e autora do Hino do município.

“Me sinto muito honrada e esperançosa com o recebimento desta Comenda, porque conseguimos ver que a mulher está realmente ocupando novos espaços a cada dia. Essa homenagem é um estímulo para todas as mulheres. Fico muito feliz, acompanhei a Bia, que é representante da minha cidade, desde muito cedo e sempre foi motivo de muito orgulho”, disse a professora Elita.

Gláucia Maria Teodora Reis, goianiense. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e em Agronomia, e mestre em Direito Agrário, pela Universidade Federal de Goiás. Foi secretária de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial. Membro do Conselho Estadual de Educação. É ativista da luta em defesa das mulheres.

“É uma honra receber esta Comenda das mãos da deputada Bia de Lima, que além de fazer a diferença aqui na Assembleia Legislativa, inclusive foi reconhecida por isso, também por ser minha amiga, então é um carinho especial”, completou Gláucia.  

Comenda Berenice Artiaga

Na justificativa para a concessão da Comenda, a Deputada Bia argumenta que a mulher conquistou o direito ao voto, em 1932, mas apenas em 1950 a primeira goiana, Berenice Artiaga, chegou ao Parlamento, indicada pelo PSD, após o assassinato do marido, Getulino Artiaga. A medalha Berenice Artiaga foi instituída em 1998 para homenagear mulheres atuantes no estado.

Berenice Artiaga foi reeleita em 1954 e fez parte da mesa diretora da Alego, no cargo de primeira secretária, no período de abril de 1956 a abril de 1957. Também durante essa legislatura, de 1954 a 1958, Goiás elegeu a segunda deputada: Almerinda Magalhães Arantes, que depois seria ainda reeleita por, mas dois mandatos. Em 1959, a terceira mulher eleita: Ana Braga de Queiroz.

O parlamento goiano chegou a ter oito deputadas, na legislatura entre 2007 e 2010, mas hoje possui apenas: Bia de Lima (PT), Rosângela Rezende (Agir), Vivian Naves (PP) e Zeli Fritsche – (PRTB).

“Precisamos olhar para as pessoas que mais precisam e, principalmente, garantir creches pré-escola, para que as mães tenham condições de deixar os filhos, na certeza de que eles estarão bem cuidados, com alimentação, com profissionais qualificados. Por isso, trabalhamos para que mais e mais creches possam suprir a demanda do município. Tenho feito defendido as políticas públicas para que esse serviço avance e possa beneficiar as famílias de Aparecida”, afirmou ela.

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, na próxima segunda-feira (08/06), às 9 horas, no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa …

“Seguimos dialogando com as instituições responsáveis para que os processos avancem e deixem de ficar parados nas gavetas. Também buscamos junto ao INCRA a aceleração dos encaminhamentos necessários para que a reforma agrária avance em Goiás. A terra precisa cumprir sua função social, garantindo oportunidades, geração de renda e justiça para quem vive e trabalha no campo”, afirmou Bia de Lima.