Às vésperas do Dia do Professor, deputada Bia de Lima pede por valorização da categoria e reforça luta contra sobrecarga de trabalho

“Tudo o que a categoria almeja é a diminuição da jornada. Hoje, o número de aulas que o professor tem que lecionar para conseguir sobreviver aumentou demais e isso tem resultado em outros grandes problemas, o adoecimento, o cansaço, a superlotação das salas de aula, a preparação da aula, correções, avaliações, atendimento. É muita coisa e isso prejudica a qualidade do trabalho e a saúde desses profissionais”, afirmou ela.

Ao subir na tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira (14/10), data que antecede o Dia dos Professores, a deputada estadual da Educação Bia de Lima (PT) parabenizou a categoria, mas também exigiu valorização dos profissionais e cobrou a diminuição da jornada de trabalho.

Segundo ela, desde 2022, o número de aulas foi aumentado, o que tem provocado o adoecimento dos trabalhadores, em razão da sobrecarga. “Tudo o que a categoria almeja é a diminuição da jornada. Hoje, o número de aulas que o professor tem que lecionar para conseguir sobreviver aumentou demais e isso tem resultado em outros grandes problemas, o adoecimento, o cansaço, a superlotação das salas de aula, a preparação da aula, correções, avaliações, atendimento. É muita coisa e isso prejudica a qualidade do trabalho e a saúde desses profissionais”, afirmou ela.

Presidenta da Comissão de Educação da Casa Legislativa e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Goiás (Sintego), Bia falou ainda da sua preocupação com a desvalorização da profissão de professor, que não tem sido atrativa para os novos profissionais. De acordo com ela, a juventude não tem manifestado interesse pelas carreiras docentes, tanto pelos ataques sofridos, como pela falta de benefícios.

“Em Goiás, os professores têm sido atacados cotidianamente. Professores agredidos seja na sala de aula, como fora dela, profissionais desmerecidos, desrespeitados e vemos uma situação cada vez mais difícil. A categoria trabalha por 25, 30 anos, porque foi retirado o direito da aposentadoria especial e, agora, precisam trabalhar muitos anos além para conseguir aposentar. Quando esse prazo chega, o tempo de trabalho exigido por lei, os professores ainda precisam esperar 2 ou 3 anos aguardando o trâmite do processo até a conclusão, o que é um absurdo”, pontuou.

“Nós precisamos garantir que os professores tenham condições de administrar aulas e de oferecer o melhor. Por isso, venho pedir respeito, dignidade, condições adequadas para que esses profissionais tenham o prestígio social merecido. Viva os professores de Goiás, das redes municipais, estadual, do ensino superior e todos aqueles que tem procurado oferece cada vez mais a sua dedicação em oferecer uma escola de qualidade para as crianças, jovens e adultos do nosso estado”, completou a deputada.

"Tenho muito orgulho de caminhar ao lado dos profissionais da educação. São trabalhadores e trabalhadoras que, historicamente, lutam por valorização, pelo fortalecimento de seus planos de carreira e por melhores condições salariais. No Parlamento, temos levantado essas bandeiras porque entendemos que defendê-las também significa defender todos aqueles que fazem a escola funcionar todos os dias", afirmou.

Na ocasião, a deputada reforçou em sua fala a defesa ao protagonismo feminino, à autonomia econômica das mulheres rurais e ao enfrentamento à violência de gênero. “Cada vez mais nós vamos nos organizando para fazer com que as mulheres consigam ter seus espaços, consigam ter possibilidade de também não só trabalhar, mas ter seu dinheiro, ter sua liberdade, ter sua autonomia, ser respeitadas”, destacou.

Durante a solenidade, Bia destacou a importância de iniciativas que ampliam horizontes e oferecem novas perspectivas para a juventude. “São 53 anos de trabalho, de formação, de abrir portas para a juventude, conseguir ter oportunidades, conseguir entrar no mercado de trabalho já com qualificação. É uma honra homenagear o CAMP e as pessoas que atuam para garantir que a nossa juventude tenha formação, aprendizado e profissionalização para construir uma vida digna e realizar seus sonhos”, afirmou a parlamentar.